Nova exposição do Museu do Futebol mostra grandes rivalidades clubísticas - Gazeta Esportiva
Nova exposição do Museu do Futebol mostra grandes rivalidades clubísticas

Nova exposição do Museu do Futebol mostra grandes rivalidades clubísticas

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/09/2018 às 16:29

São Paulo, SP

A partir de 29 de setembro, os fãs de futebol poderão visitar uma nova exposição no Museu do Futebol. A mostra temporária terá como tema “Clássico é clássico e vice-versa”, com curadoria da equipe de conteúdo do Museu e consultoria do jornalista, pesquisador e comentarista esportivo Celso Unzelte.

“Ao voltar seu foco para a realidade local, o Museu do Futebol criou uma narrativa em que a rivalidade é também um reconhecimento de grandeza do outro. A exposição ‘Clássico é Clássico’ tem a preocupação de nunca mostrar um time sem dar espaço a seu adversário. Assim como acontece na ficção, a riqueza das histórias dos times brasileiros também reside em seus antagonistas”, comentou Eric Klug, Diretor Executivo do IDBrasil, organização social responsável pela gestão do Museu do Futebol.



A exposição tem como foco principal a emoção dos torcedores em dias de clássico, jogos diferentes que causam os mais variados sentimentos entre aqueles que assistem. Esse é justamente o tema do módulo que abre a mostra: “Majestosa, a rua do clássico”, uma instalação inédita do artista multimídia Tadeu Jungle, que apresenta o clima do pré-jogo entre São Paulo e Corinthians filmados em 1984 e 2017.

Na sequência, o visitante poderá seguir até o campo do Estádio do Pacaembu por meio do túnel original presente na sala de exposições do Museu, que era um antigo vestiário. A travessia terá ao fundo cantos de torcidas e é o visitante quem escolhe qual música irá ouvir.

Haverá ainda mais quatro instalações: um vídeo que discute os sentidos de um clássico no futebol, com lances históricos e recentes de jogos clássicos de todo o Brasil, com roteiro assinado pelo escritor José Roberto Torero e direção de Tadeu Jungle.

Uma grande vitrine exibirá ainda vários objetos, dentre peças históricas de colecionadores, clubes, torcidas e torcedores, além de itens de uso cotidiano e doméstico.

Os fãs terão acesso também a um almanaque digital com as fichas de cada um dos 45 clássicos representados na mostra, com dados como nome, recordes, número de títulos, além de fotos e vídeos. Mas, eles só conseguirão acessar os dados do seu clube preferido em relação a um rival. E, por fim, poderão pode descobrir que clássico que é clássico recebe um nome, podendo conferir os mais curiosos do país.

A inauguração da mostra coincide com a data em que o Museu completa 10 anos de existência. "Dez anos de um espaço que precisava existir. Era necessário. Um museu para contar e compartilhar a história do esporte que se tornou paixão brasileira e ganhou os traços e as cores do país. Uma homenagem à altura do grande esporte nacional", afirma Romildo Campello, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

SERVIÇO
Exposição temporária: “Clássico é Clássico e vice-versa”
Período: 29/09/2018 a 03/02/2019
Horário: terça a domingo, 09h às 18h (bilheteria até 17h)
Museu do Futebol: Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Conteúdo Patrocinado