Museu do Futebol reúne colecionadores de cartas de torcidas organizadas em evento virtual - Gazeta Esportiva
Museu do Futebol reúne colecionadores de cartas de torcidas organizadas em evento virtual

Museu do Futebol reúne colecionadores de cartas de torcidas organizadas em evento virtual

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/08/2021 às 19:38

São Paulo, SP

No próximo sábado, às 11h, o Museu do Futebol realiza uma live inédita e coloca em pauta as formas de comunicação entre torcidas antes da internet e redes sociais. Com transmissão no YouTube e Facebook, o evento reúne torcedores de diferentes equipes.

Sem internet e redes sociais nos anos 80 e 90, os torcedores encontravam outro método para se comunicar - cartas, selos e papeis timbrados que se tornaram itens de colecionador com o passar do tempo.

As formas de comunicação obrigavam que as torcidas organizadas tivessem um diretor de relações públicas para a escrita e recepção das cartas, que continham informações importantes para os sócios.

O evento contará com a participação de representantes de diferentes equipes do futebol brasileiro: Cleomar Marques (Força Jovem Goiás), João Roberto (Torcida Independente), Leo Souza “Moita” (Torcida Máfia Azul), Márcio França (Terror Bicolor), Mario Laki (Camisa 12 do Internacional) e Regis Alves (Cearamor e diretor da ANATORG).

O evento acontece com a mediação de Vitor Canale, doutor em História, mestre em Educação Física e pesquisador de torcidas organizadas de São Paulo.

Conteúdo Patrocinado