Museu do Futebol recebe eventos sobre Modernismo; confira a programação de agosto - Gazeta Esportiva
Museu do Futebol recebe eventos sobre Modernismo; confira a programação de agosto

Museu do Futebol recebe eventos sobre Modernismo; confira a programação de agosto

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/07/2022 às 18:28

São Paulo, SP

O Museu do Futebol já têm definidos os eventos do mês de agosto. Confira quando e onde acontecem as atrações.

Localizado no Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller, em São Paulo, o Museu funciona de terça  a domingo, das 9h às 18h, permitida a entrada até às 17h. Além disso, na primeira terça-feira de cada mês o horário se estende das 9h às 21h (entrada até 19h30). Com exceção de terça-feira, que tem entrada gratuita, os ingressos sãoR$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Há gratuidade para crianças até sete anos.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA “22 EM CAMPO”
Em horário de funcionamento do Museu

Que relações é possível estabelecer entre Modernismo e futebol?

Como o movimento cultural que buscava a valorização de uma cultura cotidiana brasileira pode se ligar ao esporte, que também veio de fora e rapidamente se tornou popular em todas as classes sociais? Este é um dos motes propostos pela mostra. Com curadoria de Guilherme Wisnik, a mostra apresenta as ligações, às vezes inusitadas, às vezes surpreendentemente diretas, entre o movimento cultural e o esporte das multidões.

144ª REUNIÃO DO MEMOFUT
6 de agosto (sábado), das 10h às 13h (de Brasília), no auditório
(Grátis)

Nas reuniões do Memofut - Grupo Literatura e Memória do Futebol, ex-jogadores e técnicos de futebol relembram suas carreiras, revisitando times históricos, títulos ganhos, gols marcantes e momentos inesquecíveis. Nas reuniões, os membros do Memofut também fazem apresentações relacionadas à memória e à literatura do Futebol, abordando os mais variados temas.

COLECIONADORES DE FIGURINHAS DE FUTEBOL
13 de agosto, das 9h30 às 15h, na área externa do Museu
(Grátis)

Encontro de colecionadores de álbuns de figurinhas, uma oportunidade de para completar seus álbuns de figurinhas de futebol.

Não será permitida qualquer tipo de comercialização no local.

EVENTO “DEIXA ELA TORCER”
13 de agosto (sábado), das 11h às 13h, no auditório
(Grátis)

Em um país no qual o futebol é parte da identidade nacional, quais são as barreiras que impedem uma maior participação e acesso das mulheres ao estádio? O evento promove o encontro entre torcedoras, simpatizantes e amantes do esporte para partilharem suas vivências nas arquibancadas, compartilhando ideias e sugestões de como os estádios podem ser mais acolhedores para mulheres e famílias.




EDUCATIVO NA PRAÇA
13 de agosto (sábado), das 10h às 11h, na Praça Charles Miller
(Grátis)

A equipe do Núcleo Educativo oferece aos frequentadores da Praça Charles Miller jogos e atividades educativas. É a oportunidade de se divertir com a equipe do museu do lado de fora! Neste sábado de manhã teremos a atividade "Que Rango é Esse?". A comida na porta do estádio é parte importante da experiência de assistir a uma partida de futebol. Neste jogo, os participantes são convidados a adivinhar, a partir de nossas dicas, de qual prato do mundo da bola estamos falando. E aí, que rango é esse?

EDUCATIVO NA PRAÇA
13 de agosto (sábado), das 14h às 15h, na Praça Charles Miller
(Grátis)

A equipe do Núcleo Educativo oferece aos frequentadores da Praça Charles Miller jogos e atividades educativas. É a oportunidade de se divertir com a equipe do museu do lado de fora! Neste sábado de tarde teremos a atividade Futmesa! A mais nova febre entre os praticantes de futebol. Uma mistura de futebol, tênis de mesa e futevôlei. Os participantes testarão suas habilidades de controle de bola no futemesa.

EDUCATIVO NA PRAÇA
14 de agosto (domingo), das 10h às 11h, na Praça Charles Miller
(Grátis)

A equipe do Núcleo Educativo oferece aos frequentadores da Praça Charles Miller jogos e atividades educativas. É a oportunidade de se divertir com a equipe do museu do lado de fora! Neste domingo de manhã teremos a atividade Futmesa! A mais nova febre entre

os praticantes de futebol. Uma mistura de futebol, tênis de mesa e futevôlei. Venha testar suas habilidades de controle de bola no futemesa.

EDUCATIVO NA PRAÇA
14 de agosto, das 14h às 15h, na Praça Charles Miller
(Grátis)

A equipe do Núcleo Educativo oferece aos frequentadores da Praça Charles Miller jogos e atividades educativas. É a oportunidade de se divertir com a equipe do museu do lado de fora! Neste domingo de tarde teremos a atividade "Que Rango é Esse?". A comida na porta do estádio é parte importante da experiência de assistir a uma partida de futebol. Neste jogo, os participantes são convidamos a adivinhar, a partir de nossas dicas, de qual prato do mundo da bola estamos falando. E aí, que rango é esse?

ESPAÇO DENTE DE LEITE
20 de agosto (sábado), das 10h30 às 16h, ao lado da biblioteca
(Grátis, mediante a entrada da Museu)

O Espaço Dente de Leite promove atividades lúdicas e estimula o brincar entre bebês e crianças de até 3 anos, suas famílias e seus cuidadores. O espaço é montado sempre no terceiro fim de semana de cada mês em um ambiente convidativo para as crianças da primeira infância no Museu do Futebol.

EVENTO “100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA E O FUTEBOL”
20 de agosto (sábado), das 11h às 13h, no auditório
(Grátis)

Palestra com o Sérgio Paz sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna e sua ligação com o futebol. A palestra é baseada no texto: A Semana de 22 e o futebol - histórias e os causos curiosos de autoria do Sergio Paz e colaboração de Domingos D´Angelo Junior. Mediação: Marcelo Duarte.

Evento integrante da “Jornada do Patrimônio” realizada pela Secretaria Municipal de Cultura que tem como objetivo aproximar a população com o seu patrimônio histórico. Desde 2015, ela é realizada anualmente, próxima ao dia 17 de agosto, que celebra o Dia Nacional do Patrimônio Cultural.

ESPAÇO DENTE DE LEITE
21 de agosto (domingo), das 10h30 às 16h, ao lado da biblioteca
(Grátis, mediante a entrada da Museu)

O Espaço Dente de Leite promove atividades lúdicas e estimula o brincar entre bebês e crianças de até 3 anos, suas famílias e seus cuidadores. O espaço é montado sempre no terceiro fim de semana de cada mês em um ambiente convidativo para as crianças da primeira infância no Museu do Futebol.



ATIVIDADES RECORRENTES


VISITAS EDUCATIVAS PARA PÚBLICO ESPONTÂNEO

Sábados e domingos: 10h e 14h, ponto de encontro: Sala Grande Área
(Grátis, mediante entrada ao museu)

São visitas realizadas no fim de semana com acompanhamento dos educadores e educadoras do museu. Cada educador atende até 10 pessoas, por ordem de chegada.

MUSEU AMIGO DO IDOSO|REVIVENDO MEMÓRIAS
Terça-feira a sexta-feira
(Grátis)

O Núcleo Educativo atende idosos, com ou sem Alzheimer, individualmente ou por meio de instituições sociais, inclusive as que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade, em chamadas telefônicas, vídeo chamadas e presencialmente. A equipe prepara atividades personalizadas para que a experiência das pessoas atendidas seja única e estimulante.

Os atendimentos a idosos com Alzheimer Realizado são realizados em parceria com o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento Hospital das Clínicas de São Paulo. Os pacientes são estimulados a ativar suas memórias afetivas relacionadas aos acervos da exposição principal do museu. O objetivo do projeto é promover benefícios psicossociais, incluindo melhora do bem-estar de indivíduos com Alzheimer, de seus familiares e cuidadores.

Informações necessárias: Indicar dia e hora de preferência; Que meio de comunicação desejada (Google Meet, Zoom ou Teams); Entidades devem informar perfil do público atendido e quantas pessoas participarão da atividade. O Museu do Futebol entrará em contato para confirmar o agendamento. Por telefone: (11) 99113-0226 (segunda a sexta, das 9h às 12h)

INTERAÇÕES EDUCATIVAS ONLINE
Terça-feira a sexta-feira
(Grátis)

Que tal oferecer uma atividade diferente para seus alunos durante a pandemia? O Museu do Futebol adaptou o formato de atendimento do Educativo e agora oferece interações online. Por meio de agendamento prévio, as turmas poderão interagir com os educadores do Museu e aprender mais sobre as disciplinas que estão estudando a partir de conhecimentos do universo do futebol. Assim, as aulas ganham uma extensão por meio de uma atividade lúdica, apoiando o processo de aprendizado.

VISITAS EDUCATIVAS PARA GRUPOS AGENDADOS
Terça-feira a sexta-feira, às 10h, 12h, 14h, presencial

O Museu do Futebol oferece visitas a grupos conduzidas por seus educadores. A mediação é a metodologia utilizada para que a vivência e a troca entre o educador, acervo do museu e o grupo, proporcione uma experiência singular, acolhedora, estética, crítica e lúdico-pedagógica, levando em consideração sua experiência de vida e bagagem cultural. Os educadores desenvolvem diferentes roteiros, escolhidos conforme o perfil do grupo.


Conteúdo Patrocinado