Martine e Kahena garantem 19ª medalha da vela e entram para galeria dos bicampeões olímpicos - Gazeta Esportiva
Martine e Kahena garantem 19ª medalha da vela e entram para galeria dos bicampeões olímpicos

Martine e Kahena garantem 19ª medalha da vela e entram para galeria dos bicampeões olímpicos

Gazeta Esportiva

Por AFP

03/08/2021 às 01:49 • Atualizado: 04/08/2021 às 10:27

São Paulo, SP

As velejadoras brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram a medalha de ouro na classe 49er FX, repetindo o feito da Rio 2016, ao completar em terceiro lugar a "medal race", nesta terça-feira, em Enoshima, local das provas da vela nos Jogos de Tóquio, a 55km da capital japonesa. A dupla alcança feito importantes com este título nos mares japoneses.



Primeiro, Martine e Kahena entram para o grupo com outros 13 atletas brasileiros que conquistaram medalhas de ouro em duas edições dos Jogos Olímpicos, sendo que apenas  Adhemar Ferreira da Silva (do atletismo, em 1952/1956), Sheilla, Jaqueline, Fabi, Fabiana, Paula Pequeno e Thaisa (do vôlei, em 2008/2012) ganharam de forma seguida. Entre os bicampeões também está Torben Grael, pai de Martine, vencedor em 1996 e 2004.

"É uma honra estar no mesmo patamar de nomes que fizeram história do esporte olímpico brasileiro. Ainda não caiu a ficha. A gente ter o Torben e o Robert aqui é ainda mais emocionante porque, para mim, eles são nossos ídolos. Ter eles aqui e ser bicampeã olímpica é indescritível", comentou Martine Grael.




Além disso, garantiram a 19ª medalha olímpica do Brasil na vela (oitava de ouro) e a sétima vez seguida que um representante do país sobe no pódio da modalidade num evento olímpico.

A medalha de prata foi para as alemães Tina Lutz e Susann Beucke e o bronze ficou com as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz.



Na classificação geral, as brasileiras terminaram com 76 pontos perdidos, enquanto as alemães ficaram com 83 e as holandesas com 88.

Conteúdo Patrocinado