Gazeta Esportiva

Cearense Artur Silva e paulista Júlia Santos são os campeões brasileiros de surf 2019

Os campeões brasileiros de surf profissional deste ano foram definidos no último domingo, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Artur Silva, de Fortaleza, e Júlia Santos, da baixada santista, ficaram com o título nacional com o encerramento da HD apresenta Surf Trip CBSurf Pro Tour, a terceira e última etapa do Circuito da Confederação Brasileira de Surf.

No masculino, Artur precisava apenas avançar na primeira bateria, mas acabou perdendo em sua estreia. Ainda assim, o cearense conseguiu comemorar o título depois que Luan Wood, de Santa Catarina, foi eliminado na semifinal.

“Foi tenso demais. Estava ansioso desde cedo. Eu não consegui surfar o que queria, pelas condições do mar, mas estou feliz. É o resultado do trabalho do ano todo e isso foi tudo graças a Deus”, vibrou Artur. “Esse título representa muito. Minha família, meus amigos sabem o quanto eu me dedico. Para o meu estado também foi muito importante e agora levo mais uma conquista para o Ceará”, disse o surfista da Praia do Futuro, que está com 29 anos.

Na final da etapa, Douglas Silva, com um 7,5, fez a diferença. O catarinense Alex Lima chegou próximo, com o paulista Robson Santos e em quarto, Tiago Silva, que teve a melhor nota do evento, 8,5, ainda nas quartas-de-final.

Artur Silva venceu a categoria masculina (Foto: Divulgação)

Já entre as mulheres, a disputa foi mais acirrada e definida somente na finalíssima entre Júlia, única atleta (tanto no masculino quanto na feminina) a chegar na final das três etapas este ano, e Camila Cássia, competindo “em casa”.

Tais Almeida, de Saquarema, chegou como favorita ao título, mas acabou caindo logo na estreia, ficando em nono lugar. Assim, ela deixou a disputa para Júlia e Camila Cássia. Na final, a surfista de Ubatuba saiu na frente, mas Jessica pulou para a primeira posição com uma nota 6,17 e se manteve na ponta até o fim. Dessa forma, mesmo com o terceiro lugar na etapa, Júlia conquistou o título nacional.

“Era um título que eu sonhava desde que comecei a surfar. Não tenho como descrever esse sentimento. Quero agradecer muito a Deus, porque passei por umas situações difíceis, me lesionei, fiquei na dúvida se ia conseguir, e Ele foi tão bom que mudou a data do campeonato e deu tempo para me recuperar”, comemorou a campeã.

Confira a classificação da HD apresenta Surf Trip CBSurf Pro Tour, última etapa do Circuito da Confederação Brasileira de Surf:

MASCULINO

1 Douglas Silva – PE (RJ)
2 Alex Lima – SC
3 Robson Santos – SP
4 Tiago Silva – PE
5 Luan Wood – SC
5 Samuel Igo – PB
7 Gabriel Adisaka – SP
7 Wesley Leite – SP

FEMININO

1 Jessica Bianca – PR
2 Camila Cássia – SP
3 Júlia Santos – SP
4 Açucena Vaz – SP
5 Jülia Duarte – RJ
5 Monik Santos – PE
7 Kayane Reis – RJ
7 Kamile Soares – SP

Exit mobile version