Médico do Vasco revela detalhes do protocolo elaborado para retorno aos treinos - Gazeta Esportiva
Médico do Vasco revela detalhes do protocolo elaborado para retorno aos treinos

Médico do Vasco revela detalhes do protocolo elaborado para retorno aos treinos

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

16/04/2020 às 19:53

Rio de Janeiro, RJ

Médico do Vasco, o Dr. Marcos Teixeira dá detalhes do protocolo elaborado para retorno aos treinos pela Federação de Futebol do Rio (Ferj). A entidade produziu um conjunto de recomendações para orientar os clubes quando do reinício progressivo das atividades de treinamento. O estudo foi entregue às autoridades sanitárias para avaliação.

O protocolo 'Jogo Seguro' foi produto de um esforço da Ferj e dos médicos dos clubes que disputam a Série A.

Ainda não há previsão para data de retorno aos treinos (Foto: Rafael Ferreira/Vasco)


Em entrevista ao programa Donos da Bola, da TV Bandeirantes, Marcos Teixeira explicou os objetivos do documento.

"O que a gente fala muito é em minimizar o risco. Obviamente não existe 100% de garantia que não vai contrair o coronavírus na maçaneta da porta de casa. O que nós estamos fazendo é um protocolo para minimizar ao máximo o risco, não só dos jogadores. Nós estamos falando dos jogadores, da comissão técnica, de todo o staff que trabalha com o futebol. E também os contactantes domiciliares, que também têm que estar protegidos", afirmou.

As orientações encaminhadas pela Ferj às autoridades sanitárias tratam apenas dos treinos. O trabalho visou o período inicial de retorno dos jogadores às atividades físicas.

"Esse protocolo que nós estamos produzindo é para um momento muito inicial. É para o retorno aos treinos físicos dos atletas no centro de treinamentos. Então esse retorno visa testar todos os jogadores, comissão técnica, staff envolvido. A gente está falando dos que vão estar nos treinos. E esses treinos são apenas físicos nesse primeiro momento. Então o cuidado é pra uma equipe muito pequena de pessoas", explicou Marcos Teixeira.

"Só vai haver retorno se houver autorização das autoridades competentes", completou.

A cartilha do Vasco

O Dr. Marcos Teixeira detalhou em outra entrevista como foi elaborada a cartilha do Vasco da Gama. Falando ao Globo Esporte, ele falou sobre o trabalho da equipe do Cruz-Maltino visando o retorno dos atletas.

"Nós do Vasco já nos antecipamos e deixamos uma cartilha preparada para quando houvesse a liberação para retomar os treinos. Ela fala como o jogador deve chegar ao clube. Ele vai passar por uma triagem antes, pra verificar se tem febre ou sintomas respiratórios. Ele vai ser testado previamente, já vai saber qual vaga parar, onde no campo ele vai se posicionar. O tratamento vai ser totalmente individualizado, sem contato de um atleta com outro. Inclusive hidratação, suplementação, vai ser exclusivo do atleta. Vai levar até a roupa de treino pra casa. Vai chegar no carro pronto pro treino, de modo que evite ao máximo o contato entre os atletas e com a própria comissão. E assim dar uma segurança pra que a gente consiga retornar ao treino da melhor maneira possível"

A Ferj e os clubes vão aguardar pronunciamento das autoridades sanitárias. As férias dos jogadores se encerram no próximo dia 20 de abril. Os clubes do Rio foram os únicos da série A que ainda não confirmaram a prorrogação das férias até o final do mês.

Conteúdo Patrocinado