Líder de organizada do Sporting revela que hino do Corinthians inspirou protestos - Gazeta Esportiva
Líder de organizada do Sporting revela que hino do Corinthians inspirou protestos

Líder de organizada do Sporting revela que hino do Corinthians inspirou protestos

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/01/2020 às 10:48 • Atualizado: 21/01/2020 às 11:45

São Paulo, SP

Duas faixas de protesto da torcida do Sporting, de Portugal, chamaram atenção na derrota para o Benfica, na última sexta-feira. Os dizeres "teu passado é uma bandeira" e "teu presente é uma lição" apareceram no meio da organizada chamada "Torcida Verde", referenciando o hino do Corinthians.

Em entrevista ao portal Goal.com, Luís Carlos Repolho, um dos líderes do grupo, explicou que a influência do trecho não foi coincidência. "São dizeres fortíssimos, nos identificamos com isso. O hino é mesmo uma lição para nós. É espetacular, é inspiração pura. O Sporting é um clube de guerra", afirmou.

Duas faixas em referência ao Corinthians mostradas na Torcida Verde (Foto: Reprodução)


Apesar de estar em 4º na tabela do Campeonato Português, os Leões Verdes não atravessam um bom momento. A equipe não vence a liga desde a temporada 2001/02, e há tempos vive um conturbado processo político, que se iniciou com a eleição de Frederico Varandas para a presidência do clube, em setembro de 2018.

"Infelizmente, o futebol agora é um negócio. Nos últimos 20 anos, os clubes tradicionais foram capturados por interesses de fora. O futebol é do povo, todo o resto é parasita", ressaltou Luís Carlos Repolho.

Um detalhe pode causar estranheza ao torcedor. As cores do Sporting são idênticas as do Palmeiras, rival do Corinthians em solo brasileiro. A semelhança, porém, não é problema para Luís. "Somos internacionalistas. Não estamos nem aí para as cores. E daí que o Corinthians é preto e o Palmeiras e o Sporting são verdes? Nos identificamos com todos, só não andamos com fascistas, racistas e nazistas. De resto, o futebol é festa", disse.

Essa não foi a primeira homenagem da Torcida Verde à uma equipe brasileira. Em outubro de 2019, em parceria com a Dragões da Real, grande organizada do São Paulo, foi feita uma faixa com a camisa 01 de Rogério Ceni, reverenciando ídolos com grandes passagens pelos times. Na época, Rui Jordão, angolano histórico do Sporting nos anos 80, havia acabado de falecer.

Faixa com a camisa de Rogério Ceni exibida na torcida do Sporting (Foto: Reprodução)

Conteúdo Patrocinado