Você Sabia? São Paulo quase foi quadricolor, com a adição do azul celeste - Gazeta Esportiva
Você Sabia? São Paulo quase foi quadricolor, com a adição do azul celeste

Você Sabia? São Paulo quase foi quadricolor, com a adição do azul celeste

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

08/06/2020 às 08:00

São Paulo, SP

O São Paulo Futebol Clube foi fundado oficialmente em 1930, a partir da junção de dissidentes do Club Athlético Paulistano e da Associação Athlética das Palmeiras. Por conta dessa fusão, o novo time incorporou a cor vermelha do primeiro e a preta do segundo, sendo que a branca era comum às duas agremiações que se reuniram. No entanto, o Tricolor por pouco não teve outro apelido, visto que o clube ficou próximo de integrar também o azul celeste e tornar-se "quadricolor".

Isso porque a Associação Athlética São Bento, que possuía um escudo e uniforme alvi-celestes, tinha planos de participar da fusão entre o Paulistano e a AA das Palmeiras. O clube disputava apenas torneios amadores, sendo desmantelado em 1929, com o fim da Liga dos Amadores. Dessa forma, a união com as duas outras equipes seria uma maneira de estender sua existência.

São Paulo ficou próximo de ser quadricolor, com vermelho, branco, preto e azul celeste (Foto: Acervo/São Paulo)


No entanto, a troca do associado de maior renome do São Bento trouxe divergências internas na agremiação, que de última hora ficou de fora do processo que culminou na origem do São Paulo. Nos anos seguintes, o clube alvi-celeste buscou novamente chegar a um acordo com o time recém formado por dissidentes do Paulistano e da AA das Palmeiras, porém não obteve sucesso.

Conteúdo Patrocinado