Gazeta Esportiva

Você Sabia? Escudo do São Paulo é um coração de cinco pontas

O São Paulo Futebol Clube foi fundado no dia 25 de janeiro de 1930. As cores do clube, vermelho, preto e branco, vieram dos integrantes de sua fundação: Club Athletico Paulistano e Associação Atlética das Palmeiras. O escudo do Tricolor nasceu poucos dias após a fundação, com formato inédito até então e desenhado para ser um coração de cinco pontas.

O símbolo do São Paulo foi feito pelo estilista alemão Walter Ostrich, com a colaboração de um dos fundadores do clube, Firmiano de Morais Pinto Filho. Não se sabe de um emblema similar criado antes de 1930. Após o escudo inédito do Tricolor, diversos clubes passaram a utilizar figuras semelhantes.

O escudo do São Paulo é um coração de cinco pontas e possuía um formato inédito quando foi criado (Foto: Djalma Vassao/Gazeta Press)

Originalmente, o escudo do São Paulo possuía pontuação no acrônimo SPFC. Em 1982, o coração de cinco pontas passou a exibir apenas as inicias do clube, sem pontos.

As estrelas presentes na camisa do São Paulo no dias de hoje também não surgiram na década de 30. Os astros vermelhos relembram os títulos mundiais do Tricolor, em 1992, 1993 e 2005, enquanto as amarelas homenageiam o bicampeonato olímpico de Adhemar Ferreira da Silva, atleta do clube campeão em 1952 e 1956 no salto triplo.

Outras pequenas mudanças no escudo do São Paulo foram feitas ao longo do tempo, mas nenhuma que descaracterizasse o coração de cinco pontas ou representasse uma alteração oficial nas linhas estatutárias do clube.

Exit mobile version