Último técnico campeão pelo São Paulo, Ney Franco vive pressão na Chape - Gazeta Esportiva
Último técnico campeão pelo São Paulo, Ney Franco vive pressão na Chape

Último técnico campeão pelo São Paulo, Ney Franco vive pressão na Chape

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/07/2019 às 09:00

São Paulo, SP

Último técnico campeão pelo São Paulo, Ney Franco está pressionado na Chapecoense. E o duelo com o ex-clube, marcado para a próxima segunda-feira, às 20 horas (de Brasília), no Morumbi, pode definir o futuro do treinador no time catarinense, que ocupa a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Na última rodada, a Chapecoense perdeu para o Atlético-MG por 2 a 1, na Arena Condá, e caiu para a 18ª colocação do torneio nacional. Após a partida, o presidente Plinio David de Nes Filho declarou apoio a Ney Franco e disse que o momento é de “serenidade”.

Ney Franco foi campeão pelo São Paulo, mas deixou o clube sem deixar saudade (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


No entanto, uma derrota no Morumbi, aliada a uma combinação negativa de resultados, pode tornar a situação do Verdão do Oeste ainda mais difícil e mudar os planos da diretoria. Portanto, para seguir no cargo, Ney Franco precisará atingir um feito inédito.

O treinador jamais venceu o ex-clube após ser demitido em julho de 2013, após derrota para o Corinthians na primeira final da Recopa Sul-Americana. Desde então, foram cinco derrotas em um total de cinco confrontos, sendo dois pelo Vitória, dois pelo Coritiba e um pelo Flamengo (veja lista abaixo).

05/10/2013: São Paulo 3 x 2 Vitória (Morumbi)
18/05/2014: São Paulo 2 x 0 Flamengo (Maracanã)
09/11/2014: São Paulo 2 x 1 Vitória (Barradão)
12/07/2015: São Paulo 3 x 1 Coritiba (Morumbi)
25/10/2015: São Paulo 2 x 1 Coritiba (Couto Pereira)

Pela Chape, Ney Franco tem aproveitamento de apenas 40% (Foto: ACF/Divulgação)


Polêmicas
Durante sua passagem de um ano pelo clube do Morumbi (de 5 de julho de 2012 a 5 de julho de 2013), Ney Franco acumulou episódios polêmicos e desavenças. A principal delas foi justamente com o ex-goleiro Rogério Ceni, com quem se desentendeu após contrariar o então capitão durante uma partida com a LDU de Loja pela Sul-Americana.

Na ocasião, Ceni gesticulou pedindo a entrada de Cícero. O treinador ignorou e colocou Willian José. Na entrevista coletiva após o empate por 0 a 0 no Morumbi, Ney Franco mandou um recado: “Eu sou o treinador, quem decide sou eu”. Mais tarde, o ambiente também ficou prejudicado após o técnico afastar sete jogadores, medida que não foi bem aceita pelo elenco na época.

Título
Apesar de tudo, Ney Franco conquistou o título da Copa Sul-Americana de 2012 em sua turbulenta passagem pelo Morumbi. Ele, por sinal, é o último técnico a conseguir ser campeão pelo Tricolor. Após sua saída, 11 treinadores já passaram pelo clube, contando com Cuca, atual treinador, mas nenhum deles levantou um troféu.

Retrospecto
Sob o comando de Ney Franco, o São Paulo disputou um total de 79 partidas, contabilizando 41 vitórias, 16 empates e 22 derrotas – aproveitamento de 58,6%. Pela Chapecoense, os números são ainda piores: seis vitórias, quatro empates e oito derrotas - aproveitamento de 40%.

Conteúdo Patrocinado