Gazeta Esportiva

Três dos cinco jogadores mais usados por Ceni em 2022 vieram de Cotia

Ceni Cotia

Um dos pontos que mais chamou atenção no São Paulo em 2022 foi a utilização das categorias de base. Atravessando grave crise financeira, o clube vem apostando fortemente nas pratas da casa para compensar a falta de orçamento para grandes investimentos em reforços. Não à toa, dos cinco atletas mais utilizados pelo técnico Rogério Ceni ao longo do ano, três foram formados em Cotia.

Jonathan Calleri, com 67, Rodrigo Nestor, com 62, Pablo Maia, com 61, Igor Gomes, com 61 e Luciano, com 59 jogos, foram os cinco atletas do São Paulo que mais vezes entraram em campo ao longo da última temporada, ajudando o Tricolor a chegar longe em três das quatro competições que disputou.

Rodrigo Nestor, Pablo Maia e Igor Gomes, segundo, terceiro e quarto colocados neste ranking, são os representantes de Cotia, ganhando a confiança do técnico Rogério Ceni, apesar da pouca idade, pelos seus talentos e entendimento tático.

Rodrigo Nestor foi o líder de assistências do São Paulo em 2022, com 11 passes para gol, além de ter balançado as redes oito vezes, sendo o quarto maior artilheiro do time no ano, atrás apenas de Calleri, com 27, Luciano, com 21, e Patrick, com nove bolas nas redes.

Pablo Maia, por sua vez, é quem mais espanta. O jovem iniciou o ano como jogador do time sub-20, disputou a Copinha, chegando até a semifinal, e logo em seguida acabou promovido ao profissional, estreando uma semana depois, contra o Ituano, no Campeonato Paulista.

Veja mais: São Paulo encaminha contratação do zagueiro argentino Alan Franco

Pablo Maia precisou de poucos jogos para se consolidar como titular da equipe e foi decisivo no mata-mata do Estadual, marcando gols nas quartas de final, contra o São Bernardo, e no primeiro jogo da decisão, contra o Palmeiras, no Morumbi, se mostrando um volante versátil, capaz de defender com eficiência e atacar com qualidade, aproveitando seu bom chute de fora da área.

Já Igor Gomes é a figura mais questionada entre os cinco atletas mais utilizados por Ceni em 2022. O meio-campista teve de lidar com fortes críticas de boa parte da torcida e imprensa por não agregar ao São Paulo diretamente com gols ou jogadas de perigo– balançou as redes apenas uma vez ao longo do ano, contra o Jorge Wilstermann, da Bolívia, pela Copa Sul-Americana.

No entanto, o papel tático que Igor Gomes desempenhou durante a temporada fez com que o técnico Rogério Ceni reconhecesse sua importância para o funcionamento coletivo do Tricolor e bancasse sua titularidade mesmo com tanta pressão externa, o transformando em reserva apenas na reta final do Campeonato Brasileiro.

Dos cinco atletas que mais foram acionados por Ceni, o único que não permanecerá no clube em 2023 é Igor Gomes. O meia tem um acordo com o Atlético-MG e agora negocia sua saída antecipada, já que seu contrato com o São Paulo expira apenas em março. Para liberá-lo, o Tricolor deseja manter um percentual de seus direitos econômicos, visando lucrar em uma venda futura.

Exit mobile version