São Paulo deve pedir isenção de IPTU após enchente no Morumbi - Gazeta Esportiva
São Paulo deve pedir isenção de IPTU após enchente no Morumbi

São Paulo deve pedir isenção de IPTU após enchente no Morumbi

Gazeta Esportiva

Por José Victor Ligero

06/03/2019 às 07:00

São Paulo, SP

Morumbi foi alagado pelas fortes chuvas do último sábado (Foto: Divulgação)


Após interditar sua sede social por 30 dias, o São Paulo estuda solicitar a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) à prefeitura. No último sábado, um temporal atingiu a região do Morumbi e danificou diversas áreas do clube, além de setores do estádio.

O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, deve se reunir em breve com representantes da gestão de Bruno Covas (PSDB) para formalizar o pedido. O Tricolor se vê protegido juridicamente para exigir o benefício fiscal. A Lei 14.493/2007 diz que os imóveis na capital paulista prejudicados por enchentes e alagamentos poderão obter isenção do IPTU.

O direito será concedido ao contribuinte que sofreu danos físicos no imóvel, nas instalações elétricas ou hidráulicas, ou ainda que teve prejuízo com a destruição de alimentos, móveis e eletrodomésticos.

Os recém-reformados vestiários do Morumbi, por exemplo, tiveram seu mobiliário bastante danificado. As piscinas e as quadras de tênis do clube foram alagadas, e o muro da Jules Rimet cedeu parcialmente. O São Paulo ainda não calculou o prejuízo sofrido com a enchente do final de semana passado.

Esta não seria a primeira vez que a agremiação tricolor recorreria à isenção do IPTU. Em 2004, após um caso parecido de alagamento, o clube obteve o benefício da prefeitura.

Os recém-reformados vestiários do Morumbi foram alagados no sábado (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


OBRAS SEGUEM CRONOGRAMA

A tempestade que atingiu a sede social do São Paulo não afetou o planejamento para a realização das obras restantes no Morumbi. O estádio receberá três partidas da Copa América de 2019, que será disputada entre 14 de junho e 7 de julho.

Além de ser palco da abertura do torneio continental – o duelo entre Brasil e Bolívia -, o Morumbi sediará outros dois jogos: Japão x Chile (17/06) e Colômbia x Catar (19/06).

Na diretoria de infraestrutura do clube, a análise é de que não haverá necessidade de modificar o cronograma de obras. O estádio vem recebendo melhorias desde o fim de 2018, quando se iniciaram as reformas nos vestiários e a construção de um novo túnel de acesso ao gramado.

Além disso, a troca dos refletores se encontra em estágio avançado e não será interrompida por causa das fortes chuvas. A expectativa é que ela seja concluída em meados de março, assim como a construção do túnel.



A instalação de dois novos telões abaixo das torres de iluminação e a ampliação da área de imprensa para a Copa América também não sofrerão alterações. A primeira etapa será realizada até o fim de abril, e a segunda deverá ser finalizada em maio.

Internamente, a avaliação é de que os estragos nos vestiários não exigirão uma nova reforma, embora eles tenham sido completamente alagados, e o mobiliário destruído. Após a limpeza e a higienização do local, o clube irá averiguar a situação das partes elétrica e hidráulica para saber se precisará de reparos.

Os novos vestiários estrearam no primeiro jogo do São Paulo no Morumbi na temporada. Em 13 de fevereiro, o time tricolor empatou sem gols com o Talleres-ARG e foi precocemente eliminado da Copa Libertadores. Neste ano, a casa são-paulina também recebeu o 0 a 0 com o Red Bull Brasil, pelo Campeonato Paulista.

No momento, o clube corre para arrumar os vestiários para o Morumbi receber o clássico contra o Palmeiras, no dia 16, pelo Campeonato Paulista. O duelo com a Ferroviária, marcado para o próximo sábado, também pelo Estadual, já foi transferido para o Pacaembu.

Conteúdo Patrocinado