Passando por momento de instabilidade, o São Paulo chega para o confronto vivendo uma sequência de três jogos sem vitórias na Série A - foram dois empates e uma derrota. Atual sexto colocado, o time quer voltar a vencer para, quem sabe, colar no G4.
Para alcançar tal objetivo, porém, o Tricolor terá que superar um adversário que está em boa fase e que, além disso, conta com um treinador à beira do gramado que já está acostumado a enfrentar a equipe do Morumbi.
Se quiser voltar a vencer no Brasileirão, o São Paulo precisará superar seu retrospecto negativo contra Tite nos últimos 11 anos. Nos últimos 14 jogos do time paulista contra o técnico, foram oito derrotas, quatro empates e apenas duas vitórias.
Tite tem sido um 'algoz' do Tricolor desde 2013. A equipe da capital paulista vem sofrendo contra o técnico brasileiro, que já enfrentou o São Paulo no comando de dois clubes diferentes: Corinthians e, agora, Flamengo.
As piores derrotas do São Paulo para Tite vieram quando ele ainda treinava o Corinthians. Somente no ano de 2013, por exemplo, Adenor Bacchi foi o grande responsável por ter mantido o Alvinegro invicto contra o São Paulo, com seis jogos, três vitórias e três empates.
📁 Treino
📁 2024
📁 Agosto
📁 2#VamosSãoPaulo 🇾🇪
📸 Erico Leonan / saopaulofc pic.twitter.com/VcitatAMaA
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 2, 2024
Foi em 2015 que o Tricolor sofreu uma de suas maiores goleadas dos últimos dez anos. Naquela temporada, o Corinthians de Tite aplicou um 6 a 1 sobre o São Paulo de Milton Cruz, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro.
Somente naquela temporada, o São Paulo enfrentou Tite cinco vezes e conseguiu uma de suas duas vitórias sobre o técnico nos últimos 11 anos. Na ocasião, a equipe venceu o Majestoso por 2 a 0, no Morumbis, graças a gols de Luis Fabiano e Michel Bastos.
Em 2016, o time do Morumbi ficou frente a frente com Adenor novamente no jogo da fase de grupos do Paulistão. Novamente o treinador levou a melhor sobre o Tricolor, vencendo por 2 a 0. Não se enfrentaram mais vezes pois ele deixou o rival e assumiu a Seleção Brasileira em junho daquele ano.
Tite só foi retornar ao futebol brasileiro no final de 2023, quando aceitou comandar o Flamengo. Desde que assumiu o Rubro-Negro carioca, o comandante duelou com o São Paulo em duas oportunidades.
A primeira delas foi no dia 06 de dezembro. No Morumbis, o Tricolor aproveitou o apoio de sua torcida e bateu o Flamengo, por 1 a 0, na última rodada daquela edição de Série A. Luciano fez o gol que deu segunda vitória do time sobre Tite desde 2013.
Na segunda vez, contudo, o clube da Gávea levou a melhor ao vencer por 2 a 1, no Maracanã, na segunda rodada do Brasileirão 2024. Luiz Araújo e Nicolás De La Cruz - dois atletas que não atuarão neste sábado - anotaram os gols rubro-negros.
Agora, Luis Zubeldía terá a missão de superar Tite para recolocar o São Paulo no caminho das vitórias e ganhar confiança para a sequência da temporada.