Crítico do VAR, Diniz reclama de "uso excessivo" da tecnologia durante os jogos - Gazeta Esportiva
Crítico do VAR, Diniz reclama de "uso excessivo" da tecnologia durante os jogos

Crítico do VAR, Diniz reclama de "uso excessivo" da tecnologia durante os jogos

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/10/2020 às 09:00

São Paulo, SP

O VAR voltou a ser o centro das atenções em um jogo do São Paulo. Dessa vez, o árbitro de vídeo foi utilizado para expulsar Felipe Alves no início do segundo tempo, depois do árbitro apenas aplicar o cartão amarelo. No entanto, a principal reclamação do Tricolor girou em torno dos acréscimos determinados pelo juiz. Afinal, o jogo foi paralisado por 11 minutos no lance do goleiro do Fortaleza, porém apenas nove minutos foram acrescidos.

Na entrevista coletiva, Fernando Diniz teceu um longo comentário sobre o VAR. O primeiro ponto atacado pelo treinador foi justamente o tempo que não é acrescido pelo juiz para compensar as paralisações.

"Eu sou crítico do VAR desde o ano passado. Acho que o VAR leva muito tempo para decidir. Como é que pode o jogo ficar 11 minutos parado para ver um lance? E depois você não repõe esse tempo. Essa é minha maior crítica. Quando a gente jogou contra o Vasco, aconteceu a mesma coisa e ele não acrescentou nada. Ele deu o que tinha que dar, depois teve VAR com o pênalti do Reinaldo e ele deu os mesmos minutos, em um jogo que a gente poderia ter empatado também", pontuou o treinador.




Na tarde da quarta-feira, o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, confirmou que o VAR manipulou de maneira incorreta o software das linhas digitais no momento de determinar o impedimento de Luciano no gol anulado contra o Atlético-MG, na derrota por 3 a 0 no Mineirão. Na visão de Diniz, o árbitro de vídeo é usado de maneira exacerbada, muitas vezes penalizando o ataque.

"Acho muito ruim errar com a tecnologia. No jogo contra o Atlético-MG, faço uma crítica a mais. Porque em um lance em que você está na dúvida, tem que premiar quem fez o gol. Acho que a direção tem que ser essa. Não dá pra errar. Pela televisão, para a gente que é leigo, estava muito claro que não estava impedido. Quando a arbitragem foi questionada, eles têm uma tecnologia de ponta, que sobrepõe uma linha sobre a outra. Você é penalizado pelo uso da tecnologia, isso é muito ruim", afirmou Diniz.

"O VAR leva muito tempo, jogou o protagonismo para quem está com ele. Acho ruim o uso excessivo do VAR, e, repito, a principal crítica que tenho é que eles não repõem o tempo que acaba sendo absorvido para ver se o juiz acertou ou errou", finalizou.

Conteúdo Patrocinado