Confira cinco situações para o São Paulo definir nos últimos dias de 2022 - Gazeta Esportiva
Confira cinco situações para o São Paulo definir nos últimos dias de 2022

Confira cinco situações para o São Paulo definir nos últimos dias de 2022

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/12/2022 às 07:00 • Atualizado: 25/12/2022 às 22:25

São Paulo, SP

O elenco do São Paulo até pode estar em recesso durante as festas do fim de ano, mas os trabalhos no clube não devem cessar até a reapresentação dos atletas, marcada para o dia 2 de janeiro. Com poucos dias para o fim do ano, o Tricolor pode definir situações importantes na última semana de 2022.

Até o momento, o clube já tem dez saídas: Thiago Couto, Miranda, Luizão, Léo, Reinaldo, Colorado, Nikão, Marcos Guilherme, Bustos e Eder. Em contrapartida, foram anunciados três reforços: Rafael, Pedrinho e Wellington Rato.

Confira, abaixo, os pontos que o São Paulo pode resolver ainda neste ano.

Até quando contar com Igor Gomes?


No vai e vem do mercado de transferências, a saída de Igor Gomes, ora tratado como joia da base, já é certa. Com contrato até março de 2023, o atleta já está acertado com o Atlético-MG, mas sua ida a Belo Horizonte pode ser antecipada.

Por se tratar de um fim de contrato, a transferência será gratuita para o Galo. Buscando evitar perder o meia sem nenhuma compensação, o São Paulo pode cedê-lo já na virada do ano em troca de uma porcentagem dos seus direitos econômicos. Dessa forma, o clube ainda poderia lucrar com o jogador e, em troca, os mineiros já contariam com ele desde a pré-temporada.



Patrick pode ser mais um na barca


Outro jogador do São Paulo que pode se juntar ao elenco do Atlético-MG é o meia Patrick. Desejado pelo treinador Eduardo Coudet, com quem trabalho no Galo, o camisa 88 são-paulino está perto de um acordo.

No entanto, o impasse está na negociação entre os clubes. A princípio, havia a especulação de que Jair fosse envolvido em uma troca, mas a ideia foi rechaçada pela diretoria do clube. O Tricolor possui 30% dos direitos do atleta e, dessa forma, o time de Belo Horizonte deve pagar uma compensação para fechar com o jogador.

Pelo São Paulo, Patrick viveu um dos melhores anos de sua carreira e fez, inclusive, sua temporada mais artilheira, somando nove gols e oito assistências. No entanto, apesar do bom momento dentro dos gramados, o meia teve discussão com Rogério Ceni pouco antes do final da temporada e, apesar da resolução do imbróglio, o clube não descarta vendê-lo. O recém-contratado Wellington Rato poderia seria um substituto no setor.

Alvo: Alan Franco


Uma das principais preocupações do São Paulo para 2023, principalmente no início do ano, é a zaga. Além das saídas de Luizão, Léo e Miranda, o clube não conta, no momento, com Diego Costa (em recuperação após procedimento no joelho), Beraldo (convocado pela seleção Sub-20 para o Torneio Sul-Americano).

Além deles, Walce, recuperado de lesão, não joga há cerca de três anos e Arboleda perdeu a primeira etapa da pré-temporada para defender a Seleção Equatoriana na Copa do Mundo. Assim, Ferraresi e Rafinha (improvisado) serão as principais alternativas na defesa para as primeiras competições do ano.

Para resolver o problema na defesa, o a diretoria do São Paulo já tem seu favorito: Alan Franco. Atualmente no Atlanta United, dos Estados Unidos, o zagueiro argentino chama a atenção por ser jovem mas com certa experiência aos 26 anos, além de poder atuar pelo lado esquerdo (outro problema do clube após as saídas de Léo e Luizão).


Marcos Paulo


Com os desfalques na defesa, a zaga deve ser a prioridade da diretoria são-paulina. Contudo, o clube também deve viabilizar, na última semana do ano, reforços para o setor de ataque, substituindo as saídas de Marcos Guilherme, Bustos e Eder. A tendência é que Marcos Paulo e David sejam os substitutos.

Revelado pelo Fluminense e atualmente pertencente ao Atlético de Madrid, Marcos Paulo vê com bons olhos o retorno ao futebol brasileiro para atuar pelo Tricolor, uma vez que pode se tornar titular. Para concretizar o negócio, a diretoria do São Paulo aguarda a liberação do Atlético de Madrid para assinar contrato por empréstimo com o atacante de 21 anos válido até o fim de 2023.

David


A situação de David é parecida. Hoje no Internacional, o atacante trabalhou com Rogério Ceni no Cruzeiro e no Fortaleza e agrada o treinador. O alto salário é o entrave da negociação, mas, caso o Colorado aceite pagar parte dos vencimentos do jogador, a transferência pode ser concluída.

É importante que o São Paulo conclua as negociações ainda em 2022. Isso porque, nesse caso, o elenco inteiro pode se apresentar no dia 2 de janeiro para se preparar para o Campeonato Paulista.

Conteúdo Patrocinado