Artilheiro da Libertadores de 92, Palhinha quase não foi inscrito na competição - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Artilheiro da Libertadores de 92, Palhinha quase não foi inscrito na competição

Artilheiro da Libertadores de 92, Palhinha quase não foi inscrito na competição

Gazeta Esportiva

Por Marcelo Baseggio

17/06/2022 às 05:00

São Paulo, SP

O São Paulo comemora 30 anos do seu primeiro título da Copa Libertadores nesta sexta-feira. O atacante Palhinha foi um dos principais nomes daquela campanha, sendo artilheiro do torneio, com sete gols, mas quase acabou fora da lista de inscritos para disputar a competição, como mostrou o jornal A Gazeta Esportiva na época.

Por seu biotipo franzino, Palhinha, contratado por empréstimo no início de 1992 após se destacar no América-MG, foi contestado por algumas pessoas do São Paulo que acreditavam que o atacante não seria capaz de competir contra zagueiros mais fortes e acostumados a disputar a Libertadores, tido como um torneio bastante violento.

No fim, a decisão de Telê Santana prevaleceu. O técnico do São Paulo ignorou os palpites relacionados ao físico do jogador, priorizando seu talento. Palhinha não decepcionou seu comandante e mostrou que todos aqueles que eram contra sua participação na Libertadores estavam errados.




Na fase de grupos da Libertadores Palhinha marcou cinco gols: três na vitória por 3 a 0 sobre o San José, na Bolívia, um na goleada sobre o Criciúma por 4 a 0, no Morumbi, e mais um no empate em 1 a 1 novamente com o San José, mas desta vez diante da torcida tricolor.

Já no mata-mata Palhinha foi às redes nas quartas de final, no jogo de volta contra o Criciúma, fora de casa, que terminou empatado em 1 a 1, e na partida de ida da semifinal contra o Barcelona de Guayaquil, em que o São Paulo venceu por 3 a 2, no Morumbi.

“Deus, tudo a Deus. Não fosse ele eu não teria chegado aonde cheguei. Neste pouco tempo de São Paulo minha vida mudou bastante. Já fui elogiado e criticado. Faz parte. Mas, pipoqueiro não sou. Joguei mal em Rosário, porque não era meu dia. Mas, em momento algum deixei de acreditar nas jogadas”, disse Palhinha em entrevista ao jornal A Gazeta Esportiva após o primeiro jogo da final da Libertadores contra o Newell’s Old Boys, em que não teve uma boa atuação.

No segundo jogo da final, no Morumbi, Palhinha também não marcou gol, mas acabou coroado com o tão esperado título da Copa Libertadores, um dos tantos que teve o privilégio de conquistar com a camisa do São Paulo.

Conteúdo Patrocinado