Ao falar de Ceni, jornal espanhol destaca carreira do 'Pelé do gol' - Gazeta Esportiva
Ao falar de Ceni, jornal espanhol destaca carreira do 'Pelé do gol'

Ao falar de Ceni, jornal espanhol destaca carreira do 'Pelé do gol'

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/09/2015 às 11:58 • Atualizado: 07/09/2015 às 13:26

São Paulo, SP

Nesta segunda-feira, o jornal espanhol Marca, um dos maiores, em termos esportivos, da capital Madri, destacou os 25 anos de carreira de Rogério Ceni, do São Paulo, nomeando o goleiro de 42 anos como ‘Pelé do gol’. O destaque se dá não só pelos 18 anos apenas como titular da meta tricolor, mas também pelos 131 gols marcados ao longo da carreira, número que o torna o goleiro mais artilheiro da história do futebol.




Manchete do jornal espanhol classifica Ceni como 'Pelé do gol' (Foto: Reprodução)
Manchete do jornal espanhol classifica Ceni como 'Pelé do gol' (Foto: Reprodução)


A matéria publicada pelo jornal faz uma retrospectiva básica de sua saída do Sinop, time do Mato Grosso, e sua chegada ao São Paulo no início da década de 1990. Contratado como reserva de Zetti, Ceni debutou em 1993, mas assumiu a titularidade apenas em 1997, ano em que vestiu a camisa da Seleção Brasileira pela primeira vez na Copa das Confederações.

Tricampeão brasileiro entre 2006 e 2008, vencedor da Libertadores e do Mundial Interclubes em 2005, e da Copa Sul-Americana, em 2012, Rogério Ceni é tratado pelo jornal espanhol como é sentido pelos torcedores tricolores: um ídolo do clube do Morumbi. Ao passo que valorizou a trajetória do camisa 1 no São Paulo, a matéria tratou a passagem de Ceni na seleção apenas como ornamental.


Para o Marca, em todas suas convocações, Ceni esteve “às sombras” de Taffarel, Marcos e Dida, jogando como titular apenas uma competição, a Copa América de 1997. No pentacampeonato de 2002 conquistado no Japão, Rogério Ceni foi elencado por Luiz Felipe Scolari para ser o terceiro goleiro da Seleção, depois de Dida e Marcos.

Valorizando a marca conseguida por Ceni em 2005, ano do título mundial, quando marcou 21 gols na temporada, o jornal também elenca outros goleiros que tinham bom aproveitamento com os pés, entre eles o paraguaio Chilavert, autor de 62 gols, o colombiano Higuita, que marcou dez a menos na carreira, e o mexicano Jorge Campos.

Poupado do jogo contra o Inter, Ceni foi a campo para receber homenagens (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Poupado contra o Inter, Ceni foi a campo para receber homenagens (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

Conteúdo Patrocinado