Zagueiro da base do Santos deve sair um mês antes do fim da punição por doping - Gazeta Esportiva
Zagueiro da base do Santos deve sair um mês antes do fim da punição por doping

Zagueiro da base do Santos deve sair um mês antes do fim da punição por doping

Gazeta Esportiva

Por Lucas Musetti Perazolli

05/02/2021 às 06:00

Santos, SP

O Santos deve dispensar nos próximos dias mais um jogador com passagem pelas categorias de base. Dessa vez, porém, o caso é diferente.

O zagueiro Gabriel Oliveira, de 22 anos, foi suspenso em exame antidoping realizado no dia 29 de setembro de 2019, em jogo contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro Sub-20.

A pena foi de 18 meses de suspensão pelo uso de hidroclorotiazida, clorotiazida e furosemida, substâncias diuréticas proibidas pela Agência Mundial Antidopagem.

Em janeiro de 2020, Gabriel apresentou a provável origem das substâncias: o medicamento natural "Naturale Detox". O laudo de 18 de fevereiro de 2020 mostrou só a hidroclorotiazida em concentração não identificada. Em março de 2020, um acordo de 10 meses de suspensão foi feito. O TJD, porém, não homologou o acerto. E uma nova audiência foi marcada para 7 de maio. Sem a comprovação da origem da furosemida, a pena de 18 meses foi mantida.

A suspensão termina em março, mas o contrato de Gabriel se encerra logo mais, em 25 de fevereiro. O atleta foi contratado em 2018, junto ao Vitória, por R$ 1,5 milhão. Ele tem passagens pelas seleções brasileiras sub-17 e sub-20, inclusive como capitão.

O estafe de Gabriel Oliveira relata um descaso do Santos na gestão do ex-presidente José Carlos Peres, mas afirma que o defensor quer renovar e descarta processo trabalhista.

"Ele foi suspenso por um ano e seis meses. Um médico à época autorizou o remédio para retenção de líquido. Médico viu a bula e autorizou. Clube não deu assistência alguma, nada. Ligávamos e não atendiam. Pagamos advogado e contraprova do doping. Mais de R$ 30 mil nossos. Absurdo o que Peres fez no Santos", disse o empresário Ricardo Ferrarezi, à Gazeta Esportiva.

"Ele quer a renovação. Fala que o clube investiu nele e não conseguiu jogar. Ele só quer ficar, com o mesmo salário, sem aumento, sem nada. Só quer oportunidade. Ele foi procurado no Brasil, Bélgica e Portugal, mas quer ficar. Inclusive, ele recebeu uma proposta de 1,5 milhão de euros em 2018 e Peres não liberou. Poderíamos entrar na Justiça, mas Gabriel não quer isso. Só quer ficar", completou o agente.

A Gazeta procurou José Carlos Peres. E o ex-presidente mostrou desconhecer a situação.

"Estou surpreso. Nunca fui notificado sobre esse caso do Gabriel. E se não sou demandado, como poderia ajudá-lo? Se eu fosse avisado, tentaria ajudar", falou Peres.

Gabriel Oliveira fez alguns treinos no elenco profissional, mas nunca estreou. Ele atuou pelo sub-20 e pelo time B desde quando chegou, em março de 2018. À época, o presidente José Carlos Peres falava a pessoas próximas sobre ter contratado um craque.


Conteúdo Patrocinado