Você sabia? Santos já venceu estadual, nacional, continental e mundial no mesmo ano - Gazeta Esportiva
Você sabia? Santos já venceu estadual, nacional, continental e mundial no mesmo ano

Você sabia? Santos já venceu estadual, nacional, continental e mundial no mesmo ano

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/05/2020 às 07:00

São Paulo, SP

A "Era Pelé" no Santos foi um período de hegemonia inigualável no futebol nacional. Mesmo nos dias atuais, algumas marcas estabelecidas por aquele esquadrão continuam intactas.

Até hoje, o Peixe é o único time brasileiro a conquistas o título estadual, o nacional, o continental e o mundial no mesmo ano. Isso aconteceu em 1962.

Equipe do Santos que venceu o Mundial de Clubes de 1962 (Foto: Acervo/Gazeta Press)


O ataque puxado por Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe comandou o time no título da Libertadores da América, o primeiro das quatro conquistas, em agosto daquele ano. Em três partidas contra o Peñarol, o Santos levou a melhor em duas e terminou com a taça.

Em outubro, o Alvinegro embarcou para Portugal, para enfrentar o Benfica na final do Mundial de Clubes. No Estádio da Luz, o esquadrão não tomou conhecimento dos europeus e goleou por 5 a 2, com três do Rei.

Em novembro, o terceiro troféu. Apesar da grande quantidade de jogos, o Santos liderou com folga a classificação do Campeonato Paulista e venceu com três rodadas de antecedência. O duelo decisivo foi contra o São Paulo, em mais um 5 a 2.

A última conquista foi a da Taça Brasil de 62, equivalente ao Campeonato Brasileiro, que só acabou em abril de 1963. O Peixe superou o Botafogo na final.

Santos venceu o Botafogo em 1962 no "maior jogo do mundo" (Foto: Reprodução/Site do Santos)



Conteúdo Patrocinado