Vírus tirou Santos da disputa de título do Paulistão há mais de 100 anos - Gazeta Esportiva
Vírus tirou Santos da disputa de título do Paulistão há mais de 100 anos

Vírus tirou Santos da disputa de título do Paulistão há mais de 100 anos

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/03/2020 às 08:00

São Paulo, SP

Uma das equipes que paralisou suas atividades diante da pandemia do coronavírus, o Santos já havia enfrentado problemas com uma doença viral no passado. Segundo o Centro de Memória do clube, no ano de 1918, o time da Vila perdeu a chance de brigar pelo título do Campeonato Paulista por conta da Gripe Espanhola, que levou a suspensão da competição.

O Santos fazia uma ótima campanha no torneio e estava embalado. Depois de perder para o Paulistano por 7 a 3, a equipe obteve sete vitórias e três empates, colocando-se como um dos fortes candidatos à conquista do campeonato. Entretanto, uma hora antes do início da rodada do dia 10 de outubro, policiais e agentes sanitários apareceram nos estádios para impedir a concentração dos torcedores e a realização dos jogos devido à doença.

Time do Santos do Campeonato Paulista de 1918 (Foto: Divulgação/Santos)


A Gripe Espanhola chegou ao Brasil no final daquele ano, trazida da Europa pelos navios às cidades portuárias. Se assemelhando a uma gripe comum no começo, a patologia evoluía rapidamente como uma pneumonia, deixando o corpo arroxeado e matando as vítimas por falta de ar.

Ainda de acordo com o Centro, a doença teve um preocupante impacto no Sudeste. Logo no mesmo dia da partida suspensa, São Paulo registrou 358 casos e Santos 316. Dez dias depois, quando o Paulistão foi paralisado, o Rio de Janeiro contava com 700 mortes pela doença. No dia seguinte, morreu o primeiro paulistano.

O Campeonato Paulista só recomeçou dois meses depois, no dia 15 de dezembro, mas o Santos não estava mais entre os participantes. O clube teve seu elenco debilitado pela Gripe Espanhola, além de romper com a Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA), e abandonou a competição.

O time da Vila ainda realizaria mais três partidas, contra Ypiranga, Mackenzie e São Bento. Eram jogos em que a vitória era possível, colocando-o na disputa do título. A equipe terminou o torneio na quinta colocação com 18 pontos, mas com apenas duas derrotas, uma a menos do que o Paulistano, campeão daquele ano.

Conteúdo Patrocinado