Santos deve investir em plataforma para viabilizar reunião virtual no Conselho - Gazeta Esportiva
Santos deve investir em plataforma para viabilizar reunião virtual no Conselho

Santos deve investir em plataforma para viabilizar reunião virtual no Conselho

Gazeta Esportiva

Por Lucas Musetti Perazolli

25/04/2020 às 08:00

Santos, SP

Santos busca opção para reunião virtual do Conselho Deliberativo (Foto: Ivan Storti/Divulgação SFC)


O Santos deve investir em uma plataforma estrangeira para viabilizar a primeira reunião virtual da história do Conselho Deliberativo nas próximas semanas.

A Tecnologia de Informação (TI) do Peixe procurou Marcelo Teixeira, presidente do Conselho Deliberativo, no fim da manhã da última quinta-feira, depois de matéria da Gazeta Esportiva apontando uma resposta negativa para um encontro online.

O Alvinegro é parceiro da Microsoft, mas a ferramenta Teams não permite o silêncio no microfone dos participantes enquanto o anfitrião administra a reunião. O barulho entre todos os conselheiros atrapalharia a conversa.

O Santos, então, colheu informações do modelo corporativo do ZOOM. O programa permite até 300 convidados, com duração de cinco horas, acesso via e-mail, bloqueio de áudio e vídeo de participantes quando necessário e inserção no domínio do site oficial do Peixe, além de gravação na nuvem.

O ZOOM requer compra do plano mensal via cartão de crédito internacional e o Conselho Deliberativo pode utilizar seu orçamento para aquisição nos próximos dias, após testes com um grupo determinado de pessoas. Outra alternativa é a Avaya Spaces. Haverá avaliação de custo, tecnologia e segurança antes da definição.

O Peixe informa que não possuía o serviço pois não via necessidade antes do início da quarentena por causa do novo coronavírus. A demanda do Conselho Deliberativo necessita de aprovação do presidente José Carlos Peres, mesmo que o dinheiro não saia diretamente da diretoria.

A última reunião do Conselho do Santos ocorreu em 26 de novembro. Um encontro seria realizado em 16 de março e previa votação sobre as contas reprovadas em 2018, mas precisou ser cancelado por causa da quarentena causada pelo novo coronavírus.


Marcelo Teixeira pretende estruturar o Conselho Deliberativo para novas reuniões virtuais, formais ou informais, depois da pandemia. O objetivo é acostumar os conselheiros com a tecnologia.

“A presença em reuniões e as votações no próprio plenário do Conselho já deveriam ser eletrônicas e informatizadas. Cada conselheiro com sua senha de acesso… Inadmissível não utilizarmos esses recursos e ferramentas”, disse o presidente, à Gazeta Esportiva. 


Conteúdo Patrocinado