Gazeta Esportiva

Santos detalha instituto social no Portal da Transparência; veja o projeto

CT Rei Pelé (Foto: Ivan Storti/SFC)

O Santos prepara um instituto de responsabilidade social para breve. E o projeto foi detalhado no Portal da Transparência do clube nos últimos dias, após a aprovação do Conselho Deliberativo.

A ideia surgiu para evitar o risco do leilão do terreno do CT Rei Pelé. A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) exige uma contrapartida social para o Peixe continuar com a área.

O instituto contará com doações de alimentos, roupas, e brinquedos, conscientização sobre racismo, homofobia, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Arzul, combate às diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero e preconceito social ou racial, exposições de marcas como GRAAC, AACD, ONU WWF, Hospital Do Câncer e outros.

As atividades incluirão oficina de ritmos tradicionais e percussão popular, bateria, tambor, capoeira, teatro, dança, cinema, palestras e workshops.

Veja os detalhes abaixo:

Sereinhas da Vila

“Trata-se da criação de uma escolinha de formação para meninas de até 14 anos, atuando apenas para as meninas que residem em área de alta vulnerabilidade social, com o objetivo de incentivá-las à prática esportiva, atrelada à educação. O projeto visa, além dos treinos esportivos, que sejam ministradas palestras com temáticas relevantes para formação dessas adolescentes enquanto cidadãs. Assim, as aulas ocorrerão duas vezes por semana no CT Rei Pelé. Para tanto, será necessário um professor/treinador”.

Projeto UP

“Formação de parceria entre o Santos F.C. com o Projeto UP, a fim de estabelecer um time do Santos F.C., formado por portadores de síndrome de down e deficiência intelectual. Para tanto, será realizada a cessão de espaço para os atletas treinarem no CT Rei Pelé, aos sábados no período da tarde, bem como a cessão de transportes para os jogos, que são pagos através de rifas e ajuda dos pais. O Projeto UP possui dois atletas que atuam pela seleção brasileira de futsal down e, além disso, a equipe já possui professores e voluntários”.

Goalball

“Os times masculino e feminino já existem, deste modo, o Santos F.C. visa a disponibilização de espaço no CT Rei Pelé. Vale ressaltar que o time de atletas paraolímpicos do Santos F.C. é referência em inclusão e já disputa campeonatos”.

Peixinhos da Vila

“O projeto visa o recebimento de algumas escolas cadastradas no “Peixinhos da Vila” a fim de que exerçam atividades no campo do CT Rei Pelé, uma vez por semana. Assim, dará a oportunidade para as crianças estarem no mesmo espaço em que seus ídolos treinam”.

Atividades educativas e culturais

“Prevê a atuação, em conjunto, da equipe de futebol da base com assistentes sociais, psicólogas e professoras, a fim de que sejam ministradas palestras com temas em sede de educação, saúde, sexualidade, combate às drogas, segurança e respeito à diversidade”.

Peneiras

“Objetiva a criação de uma seletiva, em dia específico, apenas para crianças carentes de comunidades, fazendo com que o centro de captação das categorias de base consiga dar atenção a estas crianças”.

Ídolos e Sereias da Vila

“Prevê que, uma vez por semana, sejam escolhidos um atleta, ídolo ou sereia da vila, para participarem de alguma das ações realizadas, a fim de que compartilhem suas trajetórias e, consequentemente, que aumente o engajamento e visibilidade do Instituto Santos”.

 

Exit mobile version