Peres pede apoio de clubes brasileiros ao Santos contra "domínio argentino" - Gazeta Esportiva
Peres pede apoio de clubes brasileiros ao Santos contra "domínio argentino"

Peres pede apoio de clubes brasileiros ao Santos contra "domínio argentino"

Gazeta Esportiva

Por Fernanda Zalcman, José Victor Ligero e Lucas Musetti

30/08/2018 às 16:21

São Paulo, SP

Presidente do Santos pede união entre clubes brasileiros (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


O presidente do Santos, José Carlos Peres, quer contar com o apoio de outros clubes brasileiros contra a "supremacia argentina" na Conmebol.

O mandatário vê favorecimento aos hermanos após o caso de Carlos Sánchez, escalado de forma irregular segundo a confederação. Só uma equipe apoiou o Peixe.

"Internacional foi o único que nos mandou uma mensagem. Um advogado do Internacional defendeu a causa com os nossos advogados, o doutor Daniel Cravo, reconhecido mundialmente. A questão toda é: os clubes não tomaram posição. Quando um clube for prejudicado, é hora de se unir para enfrentar. Movimento ganha mais força e um detalhe: quem manda no Conmebol é a Argentina. Presidente do Independiente é casado com a filha do presidente da AFA, e o presidente é vice da Conmebol", disse Peres, em evento na Federação Paulista de Futebol.

Santos e Racing-ARG devem apelar na justiça sul-americana e na FIFA. O Peixe foi declarado derrotado por 3 a 0 contra o Independiente por escalar Sánchez e acabou eliminado na Libertadores. O Racing enfrentou o River Plate de Zuculini, jogador utilizado sete vezes de forma irregular na competição. Como não houve reclamação no tempo hábil, a Conmebol não puniu o River.

“Fizemos tudo que podemos, fomos com cinco advogados para julgamento pré-determinado a culpar. E assim mesmo fizemos defesa grande. Concordaram com tudo os três juízes. Levamos provas. Se entrar no sistema, é responsabilidade da Conmebol, dados reais. Temos uma prova maior que o nosso jogador Dodô foi expulso e 20 minutos estava lá “a cumprir, um jogo”. Caso do Sánchez é zero jogo a cumprir. É erro crasso. Entramos com defesa novamente e vamos para o CAS (Conselho Arbitral do Esporte), infelizmente. Racing nos procurou e também vai. Se for o caso, até paralisar a competição. Competição ficou contaminada”, completou o presidente.


Se a Conmebol der razão para o Santos, o 0 a 0 da ida seria mantido e, com o 0 a 0 da volta, no Pacaembu, alguma solução inédita precisaria ser aplicada, como uma terceira partida ou decisão por pênaltis. Internamente, dirigentes não veem solução e esperam vitória judicial por “honra”, além de multa em dinheiro.

Conteúdo Patrocinado