Jogo brigado e feio em Joinville mantém jejum do Santos fora de casa - Gazeta Esportiva
Jogo brigado e feio em Joinville mantém jejum do Santos fora de casa

Jogo brigado e feio em Joinville mantém jejum do Santos fora de casa

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Tiago Salazar

09/11/2015 às 15:01

Santos, SP

Santos e Joinville deram 138 lançamentos em pouco mais de 90 minutos (Foto: Divulgação/JEC)
Santos e Joinville deram 138 lançamentos em pouco mais de 90 minutos (Foto: Divulgação/JEC)

Como bem avaliou Dorival Júnior depois da partida com o Joinville, em Santa Catarina, o que se viu em campo neste domingo pouco lembra futebol, propriamente dito. E esta constatação fica mais evidente quando se analisa o desempenho do Santos no Campeonato Brasileiro. O gramado encharcado e com muita lama forçou o alvinegro praiano fugir de suas características e, quando isso aconteceu, a equipe não se encontrou, sofrendo muito mais perigo atrás do que chegando próximo ao gol de seu rival.


Em função de tudo isso, Dorival Júnior resolveu inclusive sacar Lucas Lima já no intervalo do jogo, justamente porque o meio de campo era a parte mais crítica do gramado da Arena Joinville. Muito por isso, cada uma das equipes errou 35 passes, chegando ao elevado número de 70 tentativas mal-sucedidas no jogo.


E se não dava pelo chão, o jeito foi usar e abusar dos ‘bicões’. Ao todo foram impressionantes 138 lançamentos em pouco mais de 90 minutos. O Peixe foi quem mais executou o fundamento, errando em 56 oportunidades da 85 tentativas. O JEC também não ficou muito atrás, com 38 lançamentos errados e apenas 15 bem feitos.


Esse número de bolas alçadas ainda aumenta quando se soma os cruzamentos e os escanteios. E o que chama mais atenção é a ineficiência dos dois times. O Tricolor catarinense errou 20 de 23 cruzamentos à área, enquanto o Santos falhou em 9 de 12 vezes que optou por essa jogada. Também foram 11 escanteios dos mandantes contra 7 dos visitantes paulistas em um confronto que teve 39 faltas, 21 feitas pelo JEC contra 18 dos santistas.


No quesito finalizações, Vanderlei foi quem mais sofreu. Apesar do Peixe ter chutado mais a gol, 10 vezes, apenas 4 acertaram o alvo. Por outro lado, o Joinville só errou o gol em duas e sete tentativas de abrir o marcador.


Tudo isso fez com que o Santos mantivesse sua péssima campanha como visitante neste Campeonato Brasileiro. Assim como o Joinville, o time da Baixada só venceu uma vez fora de casa, e já faz tempo. Foi no dia 30 de agosto, contra o Cruzeiro, no Mineirão, em duelo válido pela 21ª rodada. Ricardo Oliveira definiu o placar de 1 a 0 naquela ocasião. Com o empate sem gols deste domingo, o Peixe chegou apenas ao seu décimo ponto conquistado longe da Vila Belmiro (nove derrotas e sete empates). Desde que a competição é jogada em formato de pontos corridos (2003), a atual campanha é a pior do clube como visitante. Inferior, por enquanto, até mesmo em comparação ao Brasileiro de 2008, quando o Santos se livrou do rebaixamento apenas na penúltima rodada e obteve 12 pontos fora de casa.


Como o clube está dentro do G4, apesar da dificuldade como vistante, Dorival Júnior ainda tem tempo para pelo menos amenizar esse problema da equipe, pois ainda o Peixe ainda fará mais duas partidas fora de casa. Contra o Coritiba e diante do Vasco, ambos brigando para não descer à Série A2 do Brasileiro.


Conteúdo Patrocinado