
Entenda por que Santos avalia jogo-treino como positivo apesar da goleada sofrida
Por André da Silva Costa
São Paulo, SPA partida amistosa foi dividida em quatro tempos de 25 minutos cada. Nas duas primeiras etapas da atividade, Pedro Caixinha utilizou titulares e viu a equipe empatar por 1 a 1. O gol do time foi marcado por Guilherme, através de uma cobrança de pênalti, sofrido por Soteldo.
Como apurou a Gazeta Esportiva, a comissão técnica de Caixinha ficou satisfeita com o desempenho do time nesta primeira parte do jogo-treino. Há um entendimento de que os atletas já compreenderam parte da filosofia de jogo do novo treinador, e algumas ideias já teriam sido bem executadas durante a atividade.
Nos primeiros 50 minutos, o Peixe foi campo com: Gabriel Brazão (João Paulo); JP Chermont, Gil, João Basso e Gonzalo Escobar; João Schmidt, Diego Pituca e Hyan; Soteldo, Wendel Silva (Luca Meirelles) e Guilherme.
Já na parte final, Caixinha e sua comissão aproveitaram para fazer testes. O treinador português mandou a campo reservas e garotos da base. O cenário, então, mudou. Nos 25 minutos finais, o Alvinegro Praiano foi derrotado por 3 a 0.
O time utilizado nos dois últimos tempos do jogo-treino foi formado por: João Paulo (Diógenes); Hayner, Gustavo Assis, Luan Peres e Souza (Kevyson); Tomás Rincón, Patrick e Willian Bigode; Miguelito, Luca Meirelles (Yusupha Njie) e Lucas Braga.
Os reforços do Santos para esta temporada, Luisão, Zé Ivaldo, Thaciano e Léo Godoy, não participaram da atividade. Tiquinho Soares, por sua vez, é aguardado na Baixada Santista nos próximos dias e sequer esteve presente no CT Rei Pelé.
O jogo-treino serviu para Pedro Caixinha avaliar com quais jogadores poderá ou não contar para 2025. Alguns atletas estão sob avaliação do comandante e podem ser negociados no decorrer desta janela de transferências.
O Santos ainda tem seis dias para se reforçar e se preparar para a estreia no Campeonato Paulista, diante do Mirassol. O jogo está marcado para a próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela primeira rodada do Estadual. Apesar da goleada sofrida, há expectativa que a equipe tem condições de passar uma boa primeira impressão, ainda mais com os novos jogadores que estão chegando e podem contribuir.
O Peixe ainda tem negociações em andamento por Álvaro Barreal e Gabriel Veron, ex-atletas do Cruzeiro, mas nos últimos dias ficou distante de Thiago Maia, do Internacional, e Zé Rafael, do Palmeiras.