Entenda por que os laterais do Santos devem mudar de perfil em 2020 - Gazeta Esportiva
Entenda por que os laterais do Santos devem mudar de perfil em 2020

Entenda por que os laterais do Santos devem mudar de perfil em 2020

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/01/2020 às 07:00

São Paulo, SP

O mercado deste início de ano do Santos não está dos mais agitados, porém o clube inicia 2020 com algumas diferenças para o elenco que terminou o Campeonato Brasileiro de 2019 passado na vice-liderança. Dentre as alterações, chama a atenção a repaginação das laterais.

Do lado direito, Victor Ferraz deixou o clube após seis temporadas vestindo a camisa do Peixe. O jogador foi envolvido em uma troca com o Grêmio, que enviou ao Santos o também lateral Madson, que assinou por três anos com o Alvinegro Praiano. Além disso, Pará segue sendo opção para a posição.

Já pelo lado esquerdo, Jorge não permaneceu no Santos e retornou ao Monaco. Dessa forma, Felipe Jonatan inicia a temporada sendo o único jogador para o setor no clube.

Pará e Felipe Jonatan foram mantidos. Madson chega para ser opção pela direita (Foto: Ivan Storti/Santos)


Além das trocas dos nomes, o Santos muda as características dos atletas para as laterais. Isso porque, com Jorge Sampaoli, Victor Ferraz e Jorge eram utilizados como laterais que tornavam-se meio-campistas quando a equipe atacava, centralizando no campo ofensivo. A dupla tinha qualidade de passe, apesar de não ter tanta velocidade.

Já em 2019, a tendência é que o Peixe inicie o ano com laterais posicionados de maneira diferente. Madson é um jogador que não tem o passe como qualidade principal, porém tem velocidade e intensidade para chegar à linha de fundo. Do outro lado, Felipe Jonatan também é mais veloz do que Jorge, que era mais construtor.




Em entrevista ao Canal 11, em Portugal, Jesualdo Ferreira adiantou que deve utilizar o 4-3-3 no Santos, explicando também como enxerga a função de seus laterais. Os alas devem mudar de comportamento e posicionamento em relação ao ano passado.

“O 4-3-3 me garante conseguir passar para outros sistemas com mais segurança. É um sistema que controla melhor os espaços. Para colocar o meu 4-3-3, preciso ter jogadores que consigam interpretar o que eu quero. O 4-3-3 torna-se menos forte quando se tem dois laterais fortes ofensivamente”, disse o treinador.

O Santos realiza a sua pré-temporada no CT Rei Pelé. O clube fará seu primeiro jogo oficial de 2020 contra o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Paulista, no dia 23 (quinta-feira), às 19h15, na Vila Belmiro.

Conteúdo Patrocinado