Gazeta Esportiva

Em Barueri, Santos só empata com o Avaí e vaga na Libertadores fica bem distante

Foto: Divulgação/Santos

O Santos se complicou de vez na sua luta por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Diante de um adversário desesperado para evitar o  iminente rebaixamento e com a presença de quase 19 mil torcedores na Arena Barueri, em Barueri (SP), o Peixe apenas empatou por 1 a 1, pela 36ª e antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado decretou matematicamente a queda do time catarinense à Série B.

Agora com 47 pontos, o Santos segue na 12ª colocação e está cinco atrás do América-MG, que ocupa a oitava e última vaga e neste sábado derrotou o Red Bull Bragantino. Entre eles ainda estão Botafogo (47, em 11º lugar), Fortaleza (48, em 10º) e São Paulo (51, em nono) – destes, apenas o Tricolor já jogou nesta rodada.

Já o Avaí, com 29 pontos, está na 19ª e penúltima posição e se junta ao Juventude como os times que já caíram definitivamente à segunda divisão nacional. Com apenas mais duas partidas para disputar, não alcança mais o Cuiabá, que está em 16º lugar, o primeiro posto fora da degola, com 37.

Pela 37ª e penúltima rodada, o Avaí entrará em campo primeiro. Na quarta-feira, às 19 horas (de Brasília), o time catarinense receberá o Ceará, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Depois se despede contra o Flamengo, no Rio de Janeiro, Já o Santos jogará na quinta contra o Botafogo, às 20 horas, no estádio Nilton Santos, o Engenhão, também na capital carioca. E encerra a sua participação no Brasileirão contra o Fortaleza, no estádio da Vila Belmiro, em Santos.

O jogo – O Santos começou a mil por hora e logo em seu primeiro lance de ataque, no primeiro minuto, conseguiu um pênalti e a abertura do placar. Marcos Leonardo foi puxado na área pelo zagueiro Wellington e o árbitro contou com a ajuda do VAR para assinalar a falta.

Depois da conferência de Caio Max Augusto Vieira com o árbitro de vídeo e a confirmação da penalidade, o centroavante santista bateu no canto esquerdo do goleiro Vladimir, que quase conseguiu fazer a defesa. Marcos Leonardo anotou o seu 33º gol com a camisa do Santos, o 21º nesta temporada e o 13º no Brasileirão.

Com a vantagem, o Santos procurou administrar a partida, que ficou morna em termos de ofensividade das duas equipes pelo menos até os 30 minutos. O Santos ficou na espera de um erro do rival e o time catarinense não mostrou competência para ameaçar a meta defendida por João Paulo.

Aos 33 minutos, o Avaí acordou e criou uma grande chance. Vitinho lançou Bruno Silva, que dominou, cruzou para Marcinho, que apareceu no meio da área para cabecear forte. O goleiro santista fez grande defesa e evitou o gol de empate.

Na sequência, quem teve uma boa oportunidade foi o Santos. Aos 36 minutos, após escanteio da direita, Madson apareceu na primeira trave e desviou de cabeça. A bola passou raspando a trave direita de Vladimir.

Para o segundo tempo, o técnico interino Orlando Ribeiro colocou Lucas Barbosa no lugar de Lucas Braga para melhorar a movimentação do ataque, mas foi a defesa que parou de funcionar. Aos cinco minutos, o lateral direito Madson perdeu na corrida para Raniele, que invadiu a área e tocou na saída de João Paulo. A bola ainda desviou no pé do zagueiro Luiz Felipe e encobriu o goleiro santista. Tudo igual em Barueri.

A falha no gol do Avaí custou muitas vaias para Madson, que acabaram desestabilizando a atuação do Santos. O Avaí se aproveitou e passou a atacar mais. Aos 10 minutos, só não conseguiu a virada graças a uma grande defesa de João Paulo em um chute de fora da área de Raniele.

Na tentativa de dar mais versatilidade ao ataque, Orlando Ribeiro colocou Luan e Rwan Seco em campo. Em jogadas de bola parada, cobradas pelo primeiro, por pouco o segundo conseguiu marcar o segundo gol santista. Mas Vladimir, ex-goleiro do Santos, impediu com, pelo menos, três boas defesas.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 x 1 AVAÍ

Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 05 de novembro de 2022 (sábado)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Jean Márcio dos Santos (RN)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (Fifa-RN)
Renda: R$ 825.345,00
Público: 18.686 torcedores
Cartões amarelos: Luiz Felipe e Rodrigo Fernández (Santos); Marquinhos Santos (auxiliar técnico do Avaí)
Gols:
SANTOS: Marcos Leonardo (de pênalti, aos 4min do 1º tempo)
AVAÍ: Raniele (aos 5min do 2º tempo)

SANTOS: João Paulo; Madson, Luiz Felipe, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan (Lucas Pires); Rodrigo Fernández (Sandry), Camacho (Rwan Seco) e Bruno Oliveira (Luan); Ângelo, Marcos Leonardo e Lucas Braga (Lucas Barbosa)
Técnico: Orlando Ribeiro (interino)

AVAÍ: Vladimir; Thales, Wellington, Felipe Silva e Natanael; Lucas Ventura, Raniele (Jean Cléber), Bruno Silva (Eduardo) e Vitinho (Muriqui); Marcinho (Felipinho) e Pablo Dyego (Gaspar)
Técnico: Fabrício Bento (interino)

Exit mobile version