Arquiteto de projeto de nova Vila Belmiro vê repercussão "surpreendente" no Santos - Gazeta Esportiva
Arquiteto de projeto de nova Vila Belmiro vê repercussão "surpreendente" no Santos

Arquiteto de projeto de nova Vila Belmiro vê repercussão "surpreendente" no Santos

Gazeta Esportiva

Por Mateus Videira*

12/07/2019 às 07:00

São Paulo, SP

Responsável pelo projeto de reforma da Vila Belmiro, o arquiteto Artur Katchborian, do escritório Biselli & Katchborian, se mostrou "surpreso" com a recepção dos conselheiros do Santos sobre os primeiros passos para o retrofit do estádio. Caso seja aprovado, o plano pode aumentar a capacidade da Vila para até 20.000 pessoas, além de outras mudanças como a cobertura das arquibancadas e realocação de áreas.

"Surpreendentemente, a repercussão foi acima das minhas expectativas. Eu estava preparado para receber muito mais críticas. Tem situações técnicas que devem ser discutidas, mas mesmo os mais rudes trouxeram comentários aplicáveis e discutíveis. Estava preparado para o ambiente mais hostil", disse o arquiteto.




"A Vila tem que ser modernizada, mas o principal é aumentar a relação da Vila Belmiro com o Santos, com o entorno. Os conselheiros falaram muito sobre isso e queremos transformar esse bairro em outra situação. Acho que a Vila vai ser um novo polo de magnetismo para o povo de Santos. A Vila vai mudar para o bem", completou Arhur.

Um dos principais temas abordados pelos conselheiros do Santos durante a apresentação foi justamente a capacidade da "nova" Vila Belmiro. Para alguns deles, o projeto deveria ter em conta mais lugares, na casa dos 35 mil. Ao mesmo tempo, o responsável pelo projeto ponderou a necessidade de aumentar a média de público do estádio, que em 2019 é de 9 mil pessoas, para depois pensar em um aumento mais concreto.

"Eu recebo uma demanda e retorno, mas tem limitações técnicas. A média da Vila Belmiro é de 9 mil pessoas. Não em cabimento pensar que eu transformo 9 mil pessoas em 20 mil. A gente precisa voltar a frequentar a Vila, precisamos aumentar a média. Se aumentarmos em 50% a gente coloca dois Maracanãs por ano aqui dentro. Tem todo um trabalho e eu não faço milagre", comentou, apontando os próximos passos.

"Estamos na fase do plano diretor, que é o anteprojeto. O próximo passo é atender aos comentários da área técnica, dos conselheiros e dos torcedores. Eu estimo que o plano diretor será entregue em cerca de um mês. Isto é, receber os comentários, refletir sobre eles, argumentar e dar a resposta. Temos mais um mês de trabalho antes da entrega final. Além disso, tenho um plano marginal de como realocar algumas áreas", finalizou o arquiteto.

Conteúdo Patrocinado