A volta oficial aos campos aconteceu no dia 27 de abril, quando o jogador entrou no segundo tempo da derrota por 2 a 1 para o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Aderlan substituiu Luisão e atuou por 22 minutos. Depois disso, ainda somou mais duas participações: jogou 25 minutos contra o CRB, pela Copa do Brasil, e 26 minutos no empate sem gols com o Ceará, novamente pelo Brasileirão.
O veterano de 34 anos viu o cenário na lateral direita mudar durante o período fora. Léo Godoy, que começou a temporada como titular, foi negociado com o Independiente, da Argentina. JP Chermont, jovem da base, perdeu espaço e Luisão, improvisado na função, não conseguiu se firmar. Com isso, Aderlan passou a ser visto como forte candidato para assumir a vaga de vez.
👊 Sábado de muito trabalho! pic.twitter.com/dPiseNEXbn
— Santos FC (@SantosFC) July 5, 2025
Recuperado também de dores recentes na coxa direita, o jogador participou de um jogo-treino contra a Portuguesa Santista antes da pausa para o Mundial de Clubes, ganhando ritmo de jogo. A expectativa é de que ele seja titular na retomada do Brasileirão, contra o Palmeiras, na Vila Belmiro.
Contratado no início de 2024, Aderlan soma 19 partidas com a camisa do Santos. No semestre, mais do que números ou minutos em campo, sua trajetória foi marcada pelo desafio de recuperar espaço em um elenco pressionado por resultados. Com o Peixe lutando contra a zona de rebaixamento, sua experiência pode ser uma das armas de Cléber Xavier na busca por estabilidade defensiva.