Gazeta Esportiva

Após fracasso na Euro, torcedores russos pedem dissolução da seleção

A Rússia conquistou apenas um ponto na Euro, com um empate e duas derrotas (Foto: Joe Klamar/ AFP)
A Rússia conquistou apenas um ponto na Euro, com um empate e duas derrotas (Foto: Joe Klamar/ AFP)

A decepcionante campanha da Rússia nesta edição da Eurocopa resultou na petição pela dissolução da seleção nacional, por quase um milhão de cidadãos. Por meio do site Change.org, os torcedores organizaram um abaixo-assinado e o direcionaram, entre outros, ao presidente do país.

“Dissolver a seleção de futebol da Rússia: queremos nos orgulhar e não nos envergonhar”, afirma o documento. Os russos consideram que os jogadores não cumpriram com as expectativas após a surpreendente classificação para o torneio europeu. A equipe também decepcionou na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, quando também foi eliminada na primeira fase.

Com apenas um ponto conquistado – a Rússia conseguiu um empate sofrido com a Inglaterra e foi derrotada por Eslováquia e País de Gales –, teve um dos piores desempenhos da competição, o que resultou, ainda, na demissão precoce do treinador Leonid Slutsky.

Os signatários, ademais, exigem a imposição de restrições ao número de jogadores internacionais que podem atuar na liga russa, alegando que esta seria a única forma de aumentar a competência. A repercussão da iniciativa foi tão grande que o ministro de esportes e presidente da Federação Russa se manifestou: “Certamente, estou disposto a me reunir com os autores do pedido. As pessoas estão descontentes com a qualidade do jogo e a falta de vontade. Mas, depois, teremos que formar uma equipe e os extraterrestres não virão nos ajudar”, disse.

Para os fãs, isento da culpa está apenas o goleiro Igor Akinfeev. Já o atacante Aleksandr Kokorin e o volante Pavel Mamaev, por outro lado, foram extremamente criticados, principalmente por terem sido fotografados em uma festa logo após a eliminação.

Somado ao desempenho ruim, o comportamento violento de alguns grupos de torcedores quase provocou a eliminação da Rússia da Euro. Todos estes fatores geram muita preocupação aos russos, que sediarão o Mundial de 2018, assim como a Copa das Confederações de 2017, e temem novos vexames.

Exit mobile version