Você sabia? Ídolo Ademir da Guia já jogou contra o Palmeiras - Gazeta Esportiva
Você sabia? Ídolo Ademir da Guia já jogou contra o Palmeiras

Você sabia? Ídolo Ademir da Guia já jogou contra o Palmeiras

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

13/06/2020 às 08:00

São Paulo, SP

Homenageado com uma estátua na sede do Palmeiras, Ademir da Guia é o maior ídolo da história do clube fundado em 1914. Em um episódio pouco conhecido de sua carreira, o ex-camisa 10 chegou a enfrentar o time alviverde com a camisa do Bangu.

Então com 18 anos, Ademir da Guia participou de amistoso contra o Palmeiras em 27 de setembro de 1960, no Estádio do Pacaembu. A principal atração do encontro foi Humberto Tozzi, que voltava ao time alviverde após passar pela Lazio-ITA, mas a presença do filho de Domingos da Guia também era esperada.

"'Cobras' do Palmeiras desfilam contra o Bangu", estampou o jornal A Gazeta Esportiva em sua capa. "Constituem atração especialmente as presenças de Zózimo, o extraordinário médio que ostenta o título de campeão do mundo, e de Ademir da Guia, filho do 'Divino Mestre' Domingos da Guia, apontado unanimemente como a maior revelação do futebol carioca nestes últimos tempos", noticiou o periódico.

A crônica esportiva da época chegou a prever a presença do jovem Ademir da Guia entre os titulares do amistoso contra o Palmeiras, mas ele começou a partida no banco de reservas do Bangu e entrou no lugar de Vermelho apenas durante a etapa complementar.




"Ademir da Guia, que apareceu quando a peleja estava quase no fim, aos 32 minutos da 2ª fase, não teve tempo para brilhar. O marcador já assinalava 3 a 0 para o Palmeiras e o jogo estava definido. Em todo caso, revelou qualidades. Os demais não passaram de regulares", noticiou o periódico.

Observado pelo técnico Oswaldo Brandão na ocasião, Ademir da Guia acabou contratado em 1961. Ao longo dos anos, surgiu a lenda de que um jogador que já houvesse enfrentado o Palmeiras não poderia ser homenageado com uma estátua na sede do clube, tese improcedente.

Ademir da Guia marcou um total de 155 gols em 902 partidas disputadas pelo Palmeiras entre 1961 e 1977. Como protagonista, conquistou os títulos do Campeonato Paulista (1963, 1966, 1972, 1974 e 1976), do Torneio Rio-São Paulo (1965), do Campeonato Brasileiro (1972 e 1973), da Taça Brasil (1967 e 1969) e do Roberto Gomes Pedrosa (1967).

Veja detalhes do jogo de 1960:

Ficha Técnica: Palmeiras 4 x 0 Bangu
Data: 27/09/1960
Local: Estádio do Pacaembu
Arbitragem: Albino Zanferrari
Renda: Cr$ 626.525,00
Gols: Julinho, Humberto Tozzi (2) e Ênio Andrade

Palmeiras: Valdir; Djalma Santos, Valdemar Carabina, (Zequinha II), Aldemar, Clóvis, Zequinha (Perinho), Chinesinho, Julinho (Moacir), Humberto Tozzi, Abílio (Cruz) e Ênio Andrade
Técnico: Oswaldo Brandão

Bangu: Ubirajara; Joel, Mário Tito, Décio Esteves, Zózimo, Nilton dos Santos, Corrêa, Bianchini (Zé Maria), Vermelho (Ademir da Guia), Válter (Hélcio Jacaré) e Tiriça (Durval)

Conteúdo Patrocinado