Primeiro gol de Merentiel pelo Palmeiras entra para história do clube - Gazeta Esportiva
Primeiro gol de Merentiel pelo Palmeiras entra para história do clube

Primeiro gol de Merentiel pelo Palmeiras entra para história do clube

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/09/2022 às 06:00

São Paulo, SP

Em sua terceira partida pelo Palmeiras desde que foi contratado há quase quatro meses, o uruguaio Miguel Merentiel balançou as redes pela primeira vez. O atacante fez o segundo gol do Verdão no empate por 2 a 2 contra o Red Bull Bragantino, no sábado, em Bragança Paulista (SP), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Curiosamente, além de este ter sido ser o primeiro gol do novo camisa 9 do Palmeiras, também entrou para a história do clube por ter sido o gol de número 10 mil do Verdão atuando em solo paulista – ou seja, em cidades compreendidas no Estado de São Paulo.




Contratado em maio, "La Bestia", como já era chamado no futebol, Merentiel só pôde estrear pelo clube em julho, devido a questões burocráticas. “Vinha trabalhando muito para ter minutos. Pude entrar e marcar. O importante era ganhar, buscamos até o final. Para nós, o importante são os três pontos. Temos que trabalhar e melhorar”, declarou.

Ao longo de sua história, o Palmeiras contabiliza 22 jogadores uruguaios já com Merentiel. No atual elenco, além do camisa 9, também há outro compatriota: o lateral esquerdo Piquerez. Aliás, recentemente, outro atleta da mesma posição também fez sucesso no Verdão, conquistando até a Copa Libertadores de 2020 e os outros títulos da Tríplice Coroa (Campeonato Paulista e Copa do Brasil): Matías Viña.

Outros uruguaios de destaque que jogaram pelo Verdão foram Humberto Cabelli e Ventura Cambon – estes, ainda na época do Palestra Itália, nos anos 1920 e 1930, e ambos mais tarde se destacariam como grandes técnicos do clube.



Villadoniga, nos anos 1940, foi mais uruguaio que fez sucesso no Palmeiras. Dentre os jogadores dessa nacionalidade, este é o maior artilheiro, com 52 gols (e o segundo que mais jogou, com 138 partidas). Mais tarde, o Verdão ainda teve outros grandes que inclusive vestiram, vestiam ou vestiriam a camisa da seleção do Uruguai como Hector Silva (começo dos anos 1970), Pedro Rocha (1979), o lateral Diogo (anos 1980 – este, inclusive, sendo até hoje o uruguaio recordista em partidas pelo Palmeiras, com 147), Daryo Pereira (anos 1980), Aguirregaray (anos 1990) e Eguren (2013 a 2014), dentre outros.

Conteúdo Patrocinado