Gazeta Esportiva

Palmeiras comemora 53 anos do título brasileiro de 1969

Foto: Divulgação

O Palmeiras conquistou o seu 11º título de Campeonato Brasileiro nesta temporada. Nesta quarta-feira, porém, o clube comemora 53 anos de uma das conquistas que pavimentou o histórico vencedor do Verdão.

No dia 7 de dezembro de 1969, o Palmeiras venceu o Botafogo por 3 a 1 para vencer o quadrangular final da competição daquele ano, também denominada de Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Os gols palmeirenses naquela partida foram todos anotados ainda na primeira etapa, por Ademir da Guia (duas vezes) e César Maluco. O Botafogo ainda descontou no segundo tempo com Ferretti.

O título veio de maneira dramática, já que os palmeirenses precisavam torcer também pela derrota do Corinthians para o Cruzeiro. A equipe mineira, contudo, não poderia fazer um placar mais elástico do que a vitória do Verdão. Como os cruzeirenses venceram por 2 a 1, o Palmeiras pôde comemorar a conquista pelo saldo de gols.

Ainda no quadrangular final, os palmeirenses empataram em 0 a 0 com o Corinthians e, na sequência, ficaram no empate novamente com o Cruzeiro, desta vez em 1 a 1. Já na primeira fase, o Palmeiras avançou como líder do Grupo B, com 19 pontos. A equipe teve campanha de nove vitórias, um empate e seis derrotas.

O título de 1969 foi o quarto brasileiro do Palmeiras, que já havia sido campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1960 e em 1967 e a Taça Brasil em 1967. Esta conquista também ficou marcada como a última da Primeira Academia.

Além disso, alguns nomes marcantes da Segunda Academia, como Leão e Luís Pereira, já faziam parte do elenco e davam os primeiros passos vitoriosos no clube.

Depois deste título, o Palmeiras conquistou o Campeonato Brasileiro outras sete vezes. A mais recente aconteceu neste ano, quando a equipe de Abel Ferreira fez campanha sólida e liderou a competição desde a 10ª rodada para ficar com a taça.

Exit mobile version