No Allianz, Coritiba foi carrasco de Luxemburgo, último técnico do Palmeiras antes de Abel Ferreira - Gazeta Esportiva
No Allianz, Coritiba foi carrasco de Luxemburgo, último técnico do Palmeiras antes de Abel Ferreira

No Allianz, Coritiba foi carrasco de Luxemburgo, último técnico do Palmeiras antes de Abel Ferreira

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/10/2022 às 06:00

São Paulo, SP

Na noite desta segunda-feira, às 19 horas (de Brasília) o Palmeiras recebe o Coritiba no Allianz Parque, em confronto válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Hoje, o Verdão é líder da competição, mas o reencontro com o adversário na sua casa traz uma lembrança negativa.

Na última partida entre as equipes disputada no estádio palmeirense, o Coritiba surpreendeu o Palmeiras no jogo que ficou marcado pela demissão de Vanderlei Luxemburgo, último treinador antes do início da era Abel Ferreira.



Na ocasião, o jogo era válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2020. O Palmeiras chegou para o confronto na 7ª colocação, com 23 pontos, enquanto o Coritiba aparecia na zona de rebaixamento, com apenas 13 pontos somados até então. Desta maneira, os palmeirenses carregavam o favoritismo para o duelo, mas isso não foi confirmado quando a bola rolou.

A partida ainda era disputada com portões fechados, como uma das medidas de enfrentamento à pandemia da covid-19. Sem o apoio da torcida, o Palmeiras viu o Coritiba se impor no início da primeira etapa e abrir o placar logo aos sete minutos, quando Robson completou cruzamento na segunda trave. Pouco depois, aos 23, o atacante voltou a marcar e ampliou a vantagem.

O Palmeiras chegou a demonstrar reação e diminuiu com Gabriel Veron, aos 38. Contudo, na segunda etapa, o Coritiba ainda marcou o terceiro, com Giovanni Augusto, e decretou a vitória em pleno Allianz Parque.




Com a terceira derrota consecutiva no Brasileiro daquele ano, o técnico Vanderlei Luxemburgo não resistiu no cargo e acabou demitido. Com isso, Andrey Lopes assumiu a equipe de maneira interina por cinco jogos, até que a diretoria palmeirense encontrasse um substituto.

O sucessor de Luxemburgo foi anunciado no dia 30 de outubro daquele ano, e seria Abel Ferreira. O técnico português realizou a sua estreia no dia 5 de novembro, quando o Palmeiras bateu o Red Bull Bragantino por 1 a 0, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. A partir de então, começou uma das eras mais vitoriosas da história do clube.

De lá para cá, o Palmeiras conquistou cinco títulos: Copa do Brasil (2020), Copa Libertadores (2021 e 2022), Campeonato Paulista (2022) e Recopa Sul-Americana (2022). Praticamente dois anos depois da chegada de Abel Ferreira, o Verdão caminha agora em busca do título do Campeonato Brasileiro.

Novamente, o Coritiba se coloca no caminho palmeirense. Desta vez, porém, o Verdão está consolidado na liderança do Brasileirão, com 63 pontos, com ampla vantagem sobre os seus concorrentes.

Conteúdo Patrocinado