Há 79 anos, pressão do governo fez Palestra Itália se tornar Palmeiras - Gazeta Esportiva
Há 79 anos, pressão do governo fez Palestra Itália se tornar Palmeiras

Há 79 anos, pressão do governo fez Palestra Itália se tornar Palmeiras

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/09/2021 às 16:42

São Paulo, SP

O dia 14 de setembro de 1942 foi marcante para a história da Sociedade Esportiva Palmeiras. Há 79 anos, o clube deixou de se chamar Palestra Itália e passou a ter o nome que leva até hoje, sendo forçado a abandonar sua antiga identidade pelo contexto histórico em que se inseria.

Em meio à Segunda Guerra Mundial, o Palestra Itália foi obrigado a mudar de nome, já que fazia referência a um adversário do Brasil no combate. De um lado, estavam os Aliados, formados por Estados Unidos, Inglaterra, França e, posteriormente, União Soviética. Do outro, Alemanha, Itália e Japão integravam o Eixo. O Brasil optou por se aliar ao primeiro grupo.

A partir do momento em que o presidente Getúlio Vargas tomou a decisão, foi determinado que referências aos países do Eixo seriam proibidas em território nacional. Assim, instituições brasileiras foram forçadas a mudar de nome, evitando perseguições.




Em um primeiro momento, o Palestra Itália passou a se chamar Palestra de São Paulo. Como o governo seguiu descontente, o clube optou por adotar o nome Sociedade Esportiva Palmeiras, em homenagem à extinta Associação Atlética das Palmeiras.

A pressão do Estado gerou também uma mudança na identidade visual do clube. O vermelho foi deixado de lado, com a manutenção do verde e branco. O escudo, que levava as iniciais de Palestra Itália, passou a ter apenas a letra "P",

Seis dias após a oficialização das mudanças, o Palmeiras enfrentou o São Paulo, precisando vencer o jogo para conquistar o Campeonato Paulista de 1942. O Verdão entrou em campo carregando uma bandeira do Brasil e superou o Tricolor por 3 a 1. O episódio histórico ficou conhecido por "Arrancada Heroica".

Conteúdo Patrocinado