Como mandante, Palmeiras perdeu apenas duas vezes por três gols de diferença na Libertadores - Gazeta Esportiva
Como mandante, Palmeiras perdeu apenas duas vezes por três gols de diferença na Libertadores

Como mandante, Palmeiras perdeu apenas duas vezes por três gols de diferença na Libertadores

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/12/2020 às 06:00

São Paulo, SP

Depois de vencer o Athletico-PR no último sábado, o Palmeiras volta a focar na Libertadores. Na quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), o time do técnico Abel Ferreira enfrenta o Delfín, pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, no Allianz Parque.

Como o Alviverde venceu a partida de ida por 3 a 1, a equipe equatoriana precisa vencer por três gols de diferença para se classificar sem passar por uma disputa de pênaltis. Acontece que, como mandante, o Palmeiras só sofreu esse tipo de derrota pelo torneio continental em duas ocasiões.




Os dois reveses aconteceram na década de 1970. Em 1971, o Alviverde perdeu por 3 a 0 para o Nacional, do Uruguai, que acabaria conquistando a Libertadores daquele ano. A partida foi disputada no Pacaembu e foi válida pela segunda fase do torneio.

Oito anos depois, o Palmeiras foi goleado pelo Guarani por 4 a 1, em duelo pela fase de grupos da competição. Cerca de 58 mil torcedores presenciaram o embate no Morumbi. Na ocasião, o time de Campinas era o atual campeão brasileiro, tendo derrotado o próprio clube da capital paulista na decisão nacional de 1978.

Além das duas derrotas, o Verdão só sofreu três gols em jogos como mandante pela Libertadores em outras três oportunidades. A última delas foi em 2009, quando foi superado pelo Colo-Colo por 3 a 1, no antigo Parque Antarctica, pela segunda rodada da fase de grupos.



Já em 2006, foi a vez do Cerro Porteño surpreender e vencer o Palmeiras por 3 a 2 no Parque Antarctica. O resultado, no entanto, não fez diferença para a equipe comandada por Emerson Leão, que já havia garantindo vaga nas oitavas de final do torneio de forma antecipada.

A única vez em que o Palmeiras sofreu três gols em casa pela Libertadores e não saiu derrotado foi contra o Cruzeiro, em 2001. Pelo jogo de ida das quartas de final da competição, as duas equipes empataram em 3 a 3 no Parque Antarctica. O duelo no Mineirão também terminou empatado, dessa vez em 2 a 2, e o Alviverde avançou às semifinais ao superar a Raposa nos pênaltis, com atuação de gala do ídolo Marcos.



Agora, o Palmeiras defende o bom retrospecto como mandante para estar nas quartas de final da Libertadores 2020. Para isso, o time de Abel Ferreira pode perder até de 2 a 0 para o Delfín. Caso a equipe equatoriana devolva o placar de 3 a 1, a vaga será na disputa por pênaltis.

Conteúdo Patrocinado