Bi do Brasileiro, Jean vira referência de jovens no combate à ansiedade - Gazeta Esportiva
Bi do Brasileiro, Jean vira referência de jovens no combate à ansiedade

Bi do Brasileiro, Jean vira referência de jovens no combate à ansiedade

Gazeta Esportiva

Por Edoardo Ghirotto

11/11/2016 às 08:09

São Paulo, SP

(Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
Jean tem o respeito do elenco por ter conquistado o Brasileirão duas vezes na carreira (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


A ansiedade dos jogadores para encerrar o jejum de 22 anos sem títulos do Campeonato Brasileiro vem recebendo um cuidado especial da comissão técnica do Palmeiras. Um aliado que Cuca encontrou para tranquilizar o grupo é o lateral direito Jean. Aos 30 anos, o atleta tornou-se uma referência para os mais jovens por já ter conquistado o título nacional em duas ocasiões.

Jean ergueu o troféu do Brasileirão com o São Paulo, em 2008, e com o Fluminense, em 2012. Ele é um dos poucos jogadores do atual elenco palmeirense que já viveu essa glória. O zagueiro Edu Dracena, campeão com o Corinthians no ano passado, e Egídio, bi com o Cruzeiro em 2013 e 2014, completam a seleta lista.

Por ser o único campeão entre os titulares, Jean tem sido procurado pelos jogadores mais jovens para passar conselhos sobre o controle da ansiedade. "Ele transmite uma tranquilidade muito grande e está bem confiante no nosso time. Ele acha que dá para chegar [ao título], sim", contou o zagueiro Vitor Hugo, de 25 anos.

"Ele passa tranquilidade pela experiência que tem. É impressionante de ver. O nosso time tem caras bem experientes, como o Zé Roberto e o Prass, e que nunca foram campeões brasileiros. Isso mostra a dificuldade de se chegar ao título. A ansiedade já está batendo. Mas o Jean nos disse que as coisas acontecerão do jeito que for para ser", acrescentou o zagueiro.

Tchê Tchê (E) e Vitor Hugo, jogadores do Palmeiras, durante treino na Academia de Futebol (Barra Funda), na Zona Oeste da capital paulista.
O time titular do Palmeiras conta com diversos jovens, como Tchê Tchê e Vitor Hugo (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


Citados por Vitor Hugo, Zé Roberto e Fernando Prass são os dois jogadores mais velhos do elenco. O lateral esquerdo tem 42 anos, enquanto o goleiro está com 38. O centroavante Alecsandro e o arqueiro Jailson, com 35 anos cada, e o meia Cleiton Xavier e o atacante Rafael Marques, ambos com 33, completam a lista de atletas com idade mais avançada no Palmeiras.

A maioria dos veteranos, no entanto, compõe o banco de reservas. O time titular está repleto de novatos e apostas que deram certo durante a temporada. Yerry Mina, parceiro de Vitor Hugo na zaga, tem apenas 22 anos. O meia Tchê Tchê está com 24 anos, mesma idade do capitão Dudu. O atacante Róger Guedes tem 20 anos, enquanto Gabriel Jesus, principal goleador da equipe, está com 19.

Vitor Hugo acredita que é normal estar ansioso nesta etapa do campeonato, mas vê o Palmeiras administrando bem a pressão pelo título. O Verdão é o primeiro colocado do Brasileiro e soma 70 pontos, seis a mais do que o vice-líder Santos. O time precisa de duas vitórias e um empate nas últimas quatro rodadas para assegurar o troféu.

"Já faz um tempo que mostramos que estamos bem demais da cabeça. Todos estão segurando a ansiedade. Dá um frio na barriga e uma vontade de ir ao banheiro antes do jogo, mas estamos lidando bem com isso e com a pressão dos adversários. Às vezes foi sofrido, mas o importante são os três pontos. Depois vemos de jogar bonito, o importante é pontuar", avaliou.


Conteúdo Patrocinado