Grossi é apresentado no Inter e fala em "integração total" das categorias de base - Gazeta Esportiva
Grossi é apresentado no Inter e fala em "integração total" das categorias de base

Grossi é apresentado no Inter e fala em "integração total" das categorias de base

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/03/2021 às 17:32

São Paulo, SP

Depois de cinco anos de sucesso no River Plate, Gustavo Grossi é o novo gerente executivo das categorias de base do Internacional. Na manhã desta quinta-feira, o profissional foi apresentado e revelou o que o atraiu para o Colorado.

"Eu não sou uma pessoa interessada em cargos de poder. Sou interessado em trabalhar onde as pessoas precisam de planificação, ter tempos mais longos. O Inter foi, dentro das propostas que tenho o privilégio de te recebido, o clube que me deu mais clareza de um projeto de futebol, me demonstrou que tem um projeto integral, onde vou ser responsável pelo futuro desportivo e econômico do clube. Vou ser responsável para que a base tenha um salto de qualidade", afirmou.



Grossi, no entanto, fez questão de ressaltar que o projeto é do Inter, e não dele, e que a ideia é ter um DNA definido para as categorias de base e o time principal.

"É um projeto do Inter, não é do Grossi. O clube vai deixar escrito o DNA de atletas proposto. Qual o perfil que o projeto busca. A ideia do Inter vai ser sobre o que vai ser o DNA da base e do time", destacou.




O argentino também disse que seu foco está nos garotos e no processo de formação dos atletas, que não será feito em curto prazo.

"Sei que todos estão interessados em ganhar o Brasileirão, a Libertadores. Eu também estou preocupado com as crianças de 10, 11 anos que estão trancadas em suas casas há um ano, não podem praticar esporte, que não estão com boa saúde mental, com dúvida sobre seu talento. Isso é uma preocupação do Inter e minha, também. Essa transição que vamos fazer é para baixo e para cima. A base do Inter não será mais a partir do sub-14. Será a partir das escolinhas até o sub-20 ou outro, que será a transição. É um projeto social, é um clube do povo”, disse.

“O processo é integrar. Vou dar a mesma importância a um atleta de 21 anos e a um de 10. Vai ser integração total da base. Temos que entregar jogadores que já possam ter rendimento, que o treinador possa ir os melhorando, assim como todos temos que melhorar no dia a dia. Mas, dentro das características que necessitamos, temos que entregar ao treinador principal um atleta de primeiro nível”, completou.



Por fim, Gustavo Grossi falou sobre as diferenças entre o futebol brasileiro e o argentino e destacou que os jovens do Internacional precisam ter tempo nas categorias de base para chegarem prontos no time profissional.

“Eu estudei as diferenças entre futebol brasileiro e argentino. Não estou aqui sem ter estudado o futebol brasileiro e a sociedade brasileira, a cultura. Há diferenças. A única pré-temporada no Brasil é a base. Depois, jogam 80 jogos por ano. Não pode melhorar mais. Um jovem de 18 anos jogando 80 partidas pode melhorar a técnica, a posição corporal? Ele não tem tempo. Eu não posso ter só quatro anos de base, é como ir só à escola infantil e não ir à faculdade. Tenho que ir trabalhando a formação, a educação", concluiu.



Entre 2016 e 2021, Grossi ocupou o cargo de diretor esportivo do projeto de futebol do River Plate. Durante a gestão, teve contato direto com o técnico Marcelo Gallardo e ajudou na formação e integração de diversos atletas que atuam no plantel principal do clube argentino atualmente.

Conteúdo Patrocinado