Torcida da Inter de Milão escreve carta a Lukaku e "defende" Cagliari em acusação de racismo - Gazeta Esportiva
Torcida da Inter de Milão escreve carta a Lukaku e "defende" Cagliari em acusação de racismo

Torcida da Inter de Milão escreve carta a Lukaku e "defende" Cagliari em acusação de racismo

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/09/2019 às 10:57

São Paulo, SP

Após episódio de racismo envolvendo o atacante Lukaku, da Inter de Milão, a Curva Nord, uma das maiores organizadas do clube, escreveu uma carta para o jogador, dizendo que os torcedores do Cagliari não foram racistas e que os sons de macaco emitidos durante a partida do último final de semana foram, na verdade, para tentar desestabilizá-lo.

Torcida do Cagliari emitiu sons de macaco antes de Lukaku bater um pênalti no final de semana (Foto: Miguel Medina/AFP)


A situação aconteceu aos 27 minutos do segundo tempo em jogo válido pelo Campeonato Italiano, no último domingo. Lukaku foi para a marca do pênalti e era possível ouvir sons imitando macacos vindo das arquibancadas. Ele converteu a penalidade, mas não comemorou na vitória por 2 a 1. Depois do episódio, o próprio Cagliari emitiu um comunicado condenando a atitude de seus torcedores.

Lukaku, então, se pronunciou sobre o ocorrido, cobrando as entidades ao redor do mundo para reagirem com veemência em casos de discriminação. A ultra da Internazionale, então, resolveu se pronunciar e disse que os sons emitidos eram para desestabilizar o jogador no momento da cobrança do penal e que ele deveria enxergar o ato como "forma de respeito ao fato de que eles têm medo de que você faça gols".


Leia a carta na íntegra abaixo:




"Oi, Romelu. Nós estamos escrevendo em nome da Curva Nord. Sim, os caras que te desejaram boas-vindas na sua chegada a Milão.





Nós sentimos muito que você tenha considerado racismo o que aconteceu em Cagliari.





Você precisa entender que a Itália não é como diversos outros países europeus onde o racismo é um PROBLEMA REAL. Nós entendemos que posso ter parecido racismo para você, mas não é isso.





Na Itália, nós fazemos algumas coisas só para ajudar os nossos times e fazer com que o adversário fique nervoso. Não por racismo, mas para desestabilizá-los.





Nós somos uma torcida organizada multiétnica e nós sempre recebemos muito bem jogadores de qualquer lugar. No entanto, nós sempre utilizamos esse artifício contra jogadores de outros times no passado e provavelmente vamos continuar utilizando no futuro.




Nós não somos racistas. Assim como os torcedores do Cagliari não são.





Você precisa entender que, nos estádios italianos, as pessoas torcem por seus times. Mas, ao mesmo tempo, se empenham para torcer contra os oponentes. Não por racismo, mas para ajudar o próprio time.





Por favor, considere essa atitude dos torcedores italianos como uma forma de respeito ao fato de que eles têm medo de que você faça gols contra eles e não porque te odeiam ou são racistas.





O verdadeiro racismo é uma história completamente diferente, e todos os torcedores italianos sabem disso muito bem.





Quando você declara que o racismo é um problema que precisa ser combatido na Itália, você só contribui para a repressão contra os torcedores de futebol, incluindo a nós. E contribui, também, para a criação de um problema que não existe, não da maneira como é percebido em outros países.





Nós somos muito compreensíveis e abertos a todos. Garantimos a você que na nossa organização há torcedores de diferentes raças, que vêm de outras partes da Itália, que usam esse mesmo artifício para provocar oponentes, até quando esses são da mesma raça e vêm do mesmo lugar.





Por favor, nos ajude a esclarecer o que realmente é o racismo e que os torcedores italianos não são racistas.





A luta contra o REAL racismo precisa começar nas escolas e não nos estádios. Torcedores são apenas torcedores, que se comportam dentro do estádio de maneira diferente do que quando estão na vida real.





A torcida italiana pode não ser perfeita, e nós entendemos sua frustração com essas expressões. Mas nós definitivamente não somos racistas.






Mais uma vez, seja bem-vindo, Romelu!"







Conteúdo Patrocinado