Grêmio é absolvido pelo Pleno do STJD da acusação de racismo - Gazeta Esportiva
Grêmio é absolvido pelo Pleno do STJD da acusação de racismo

Grêmio é absolvido pelo Pleno do STJD da acusação de racismo

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Cesar Esteves

08/07/2019 às 22:38

Porto Alegre, RS

Nesta segunda-feira, o Grêmio foi absolvido pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, no caso de injúria racial que envolveu o atacante Yony González, do Fluminense. O confronto entre as duas equipes ocorreu no dia 05 de maio, quando os cariocas derrotaram a equipe gremista por 5 a 4 na Arena pelo Campeonato Brasileiro.

Quando foi julgado no dia 18 de maio, o Grêmio acabou sendo condenado a pagar R$ 30 mil baseado no artigo 243-G, parágrafo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Assim, o clube gaúcho recorreu da decisão e obteve absolvição pelo placar de 5 a 2.

Grêmio foi a julgamento por caso envolvendo Yony González, do Fluminense (Foto: Lucas Merçon/FFC)


Em sua apreciação do voto, o auditor Dr. Mauro Marcelo de Lima e Silva destacou a pluralidade do clube fazendo referência a história do Tricolor Gaúcho. Foram citados Lupicínio Rodrigues, autor do hino do clube, e a Coligay, torcida LGBT, precursora nas arquibancadas do país.

Além disso, o magistrado frisou as campanhas de conscientização promovidas pelo Grêmio nos últimos anos e a iniciativa das torcidas organizadas de excluir músicas com rótulos de preconceito.

Conteúdo Patrocinado