Mano avalia passagem pela China e brinca com os milhões ganhos no país - Gazeta Esportiva
Mano avalia passagem pela China e brinca com os milhões ganhos no país

Mano avalia passagem pela China e brinca com os milhões ganhos no país

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/07/2016 às 18:30 • Atualizado: 27/07/2016 às 19:33

São Paulo, SP

Mano Menezes substituiu Cuca no comando do Shandong Luneng (Foto: Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro)
Mano Menezes substituiu Cuca no comando do Shandong Luneng (Foto: Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro)


 

De volta ao Cruzeiro depois de sete meses no futebol chinês, Mano Menezes terá o desafio de dar um novo ânimo ao time, que não vence há cinco jogos e ocupa a vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com 15 pontos, a frente apenas do rival América-MG. O novo técnico celeste avaliou a passagem pela China e garantiu que volta melhor do país oriental.

“A gente tem uma ideia, olhando de longe, que o futebol na China é abaixo da nossa realidade. Quando você está lá, descobre que não é bem assim. A disputa da Champions da Ásia mostra novas maneiras de jogar. E a dificuldade de comunicação indica outra maneira de falar com os jogadores. Aprendi a falar menos, até porque ninguém entende nada. Aprendi a reclamar menos do árbitro, porque também não adiantava. Mas pude ficar melhor como pessoa e treinador. Não sei se passei muitas coisas para os chineses, mas voltei melhor de lá”, disse.


Mano deixou o Cruzeiro após receber proposta milionária do Shandong Luneng, em dezembro do ano passado. A passagem do gaúcho pelo clube chinês, porém, foi rápida. Apesar de ter tido um bom desempenho da Liga dos Campeões da Ásia, os maus resultados no Campeonato Chinês custaram o cargo do treinador.


“Uma parte do trabalho foi muito boa, que foi a disputa da Champions da Ásia. O clube ficou entre os oito melhores pela primeira na história. Mas não fomos bem no Campeonato Chinês. Até pela disputa da Champions tivemos de optar por uma escalação alternativa em alguns jogos do Campeonato Chinês. O início não tão bom colocou a equipe em um outro grupo”, avaliou.


Mano comparou a situação do Shandong Luneng no Campeonato Chinês sob o seu comando com o momento atual vivido pelo Cruzeiro. Depois de campanhas vitoriosas recentes nas competições nacionais, os dois times amargam a parte de baixo da tabela.


“Convivemos lá com a mesma dificuldade que o Cruzeiro tem convivido aqui nestes dois últimos anos. Quem está acostumado a viver na parte de cima da tabela quando começa a conviver com frequência lá embaixo tem alguns problemas novos e precisa encontrar soluções diferentes”, afirmou.


A volta de Mano Menezes à Toca da Raposa não será interrompida caso chegue outra proposta milionária. Segundo o treinador, o dinheiro ganho na China será suficiente por um bom tempo. “Para os próximos sete anos já estou satisfeito com os milhões que ganhei lá”, brincou.

Conteúdo Patrocinado