Judivan passará pela 5ª cirurgia e deve ficar mais um ano parado - Gazeta Esportiva
Judivan passará pela 5ª cirurgia e deve ficar mais um ano parado

Judivan passará pela 5ª cirurgia e deve ficar mais um ano parado

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

08/07/2016 às 12:29

Belo Horizonte, MG

Atacante de 21 anos não joga desde junho de 2015, quase sofreu grave lesão no joelho (Washington Alves/Light Press)
Atacante de 21 anos não joga desde junho de 2015, quase sofreu grave lesão no joelho (Washington Alves/Light Press)


O atacante Judivan vive um pesadelo sem fim no Cruzeiro. Sem jogar uma partida oficial desde junho do ano passado, quando sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo a serviço da seleção brasileira durante a disputa do Mundial Sub-20, a jovem promessa celeste passará pela quinta cirurgia no local e terá que enfrentar novamente mais um longo período de recuperação.

A notícia do novo procedimento ao qual o atacante será submetido foi divulgada nesta sexta-feira durante a entrevista coletiva concedida pelo médico do clube, Sérgio Freire Júnior, que informou que Judivan pode ficar até um ano fora de combate em razão da nova cirurgia.

“A cirurgia está agendada, a princípio, para a próxima quarta-feira. Nosso departamento vai estar presente, acompanhando todo o procedimento. Depois de toda a questão articular definida, ligamentos reconstruídos, articulação liberada, ele passa a depender apenas da questão funcional e de preparação física. É um processo complexo. Portanto, demorado. A gente acredita que não menos de dez a 12 meses, para que ele volte a treinar e fazer atividades mais intensas. Isso depende do atleta. Esta previsão pode ter mudanças. Qualquer ocorrência dentro desse tratamento, será passado prontamente à imprensa”, colocou.

Com a permissão de Judivan, o médico cruzeirense detalhou todo os procedimentos realizados pelo jogador. “Em junho do ano passado, teve uma lesão muito grave no joelho esquerdo. Foi uma lesão de vários ligamentos, menisco e cartilagem. Lesão muito grave do ponto de vista ortopédico. Foi realizado o procedimento cirúrgico, e o Judivan teve uma evolução. Depois, apareceu uma dificuldade de ganho de movimento articular, e ele passou por um novo procedimento e retornou à fisioterapia. Após isso, começou a apresentar um processo reacional muito significativo em razão do tendão que foi colocado para substituir o ligamento que ele rompeu: um enxerto de cadáver. O organismo do Judivan apresentou uma reação muito extensa e precisou fazer um novo procedimento. Esse enxerto estava deteriorando. Foi tirado todo o tecido, e ele voltou a ficar sem o ligamento que foi reconstruído”, afirmou.

Médico informou que Judivan ficará parado de dez a 12 meses (Washington Alves/Light Press)
Médico informou que Judivan ficará parado de dez a 12 meses (Washington Alves/Light Press)


“Optamos por observá-lo em termo de recuperação, sem tentar nova reconstrução. Essa recuperação estava bem, ele inclusive tolerando fazer atividades em campo. A partir de determinado momento, com a intensificação das atividades e a quebra da resistência dos tecidos, o joelho começou a ficar instável pela falta do ligamento cruzado anterior. Já reduzimos a atividade e identificamos que ele vai precisar de um novo procedimento cirúrgico para que seja construído um novo ligamento. Já conversamos amplamente com o Dr. Moisés Cohen, que vai continuar como responsável por esse tratamento”, completou.

Visivelmente abalado com o prosseguimento do drama pessoal vivido na carreira, Judivan, ao comentar sobre a nova cirurgia, salientou que a escolha por um procedimento de reconstrução do ligamento do joelho foi tomada em comum acordo com o departamento médico celeste.

“Difícil para mim, a gente vinha em uma evolução boa, como o Dr. Sérgio falou e aí tive estas intercorrências, este processo de inchaço. O Dr. Moisés veio a BH, reunimos com o Dr. Sérgio, meu empresário estava junto. Optamos em fazer a reconstrução. A gente vinha conversando, do jeito que estava seria difícil voltar a jogar. Eu fiquei tranquilo, sei que tem profissionais que me dão total apoio e suporte, o Dr. Moisés é muito competente, o Dr. Sérgio também. Eles vão fazer o melhor para eu voltar o mais rápido”, colocou o atacante de 21 anos.

Conteúdo Patrocinado