Você sabia? Apelido "Timão" surgiu na Gazeta Esportiva com estreia de Garrincha

Redação - São Paulo,SP

31-05-2020 07:00:31

Muitos torcedores não se lembram, mas Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, já foi jogador do Corinthians. Em 1966, o craque desembarcou no Parque São Jorge e vestiu o manto alvinegro por um ano.

Já sem o mesmo brilho que lhe fez um dos maiores jogadores de todos os tempos, Garrincha chegou ao clube com 32 anos de idade, os dois joelhos operados e vindo de um hiato na carreira que durou quatro anos. Acabou participando apenas de 13 partidas.

Sua passagem não rendeu títulos, mas marcou o clube de outra maneira. Após a estreia de Garrincha, vitória alvinegra sobre o Cruzeiro por 2 a 1, no Mineirão, o jornalista Thomaz Mazzoni se referiu ao Corinthians como "Timão" pela primeira vez. O apelido acabou caindo nas graças da torcida.

Mazzoni era famoso pela criatividade divertida que carregava em seu texto, e foi responsável pela criação de alcunhas que sobrevivem até hoje, como Choque-Rei, Majestoso, Derby, entre outras.

O casamento entre Mané e Corinthians foi tema do documentário "Garrincha no Timão", dirigido pelos jornalistas Helvidio Mattos e Rafael Valente, e que explorada a pouco conhecida trajetória do gênio das pernas tortas pelo time paulista.

Mais vídeos em videos.gazetaesportiva.com

Deixe seu comentário


×
Quer receber notícias do Corinthians?