Você sabia? Apelido "Timão" surgiu na Gazeta Esportiva com estreia de Garrincha - Gazeta Esportiva
Você sabia? Apelido "Timão" surgiu na Gazeta Esportiva com estreia de Garrincha

Você sabia? Apelido "Timão" surgiu na Gazeta Esportiva com estreia de Garrincha

Gazeta Esportiva

Por Redação

31/05/2020 às 07:00

São Paulo, SP

Muitos torcedores não se lembram, mas Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, já foi jogador do Corinthians. Em 1966, o craque desembarcou no Parque São Jorge e vestiu o manto alvinegro por um ano.

Já sem o mesmo brilho que lhe fez um dos maiores jogadores de todos os tempos, Garrincha chegou ao clube com 32 anos de idade, os dois joelhos operados e vindo de um hiato na carreira que durou quatro anos. Acabou participando apenas de 13 partidas.

Garrincha foi um grande craque do futebol brasileiro, mas chegou no Corinthians no período de seca do clube. O Mané fez apenas 13 partidas e não marcou gols pelo Timão. (Foto: Acervo/Gazeta Press)


Sua passagem não rendeu títulos, mas marcou o clube de outra maneira. Após a estreia de Garrincha, vitória alvinegra sobre o Cruzeiro por 2 a 1, no Mineirão, o jornalista Thomaz Mazzoni se referiu ao Corinthians como "Timão" pela primeira vez. O apelido acabou caindo nas graças da torcida.

Mazzoni era famoso pela criatividade divertida que carregava em seu texto, e foi responsável pela criação de alcunhas que sobrevivem até hoje, como Choque-Rei, Majestoso, Derby, entre outras.

O casamento entre Mané e Corinthians foi tema do documentário "Garrincha no Timão", dirigido pelos jornalistas Helvidio Mattos e Rafael Valente, e que explorada a pouco conhecida trajetória do gênio das pernas tortas pelo time paulista.

Conteúdo Patrocinado