Sylvinho explica posicionamento de Fagner e elogia entrada de Vitinho no Corinthians - Gazeta Esportiva
Sylvinho explica posicionamento de Fagner e elogia entrada de Vitinho no Corinthians

Sylvinho explica posicionamento de Fagner e elogia entrada de Vitinho no Corinthians

Gazeta Esportiva

Por Tiago Salazar

20/06/2021 às 19:03

São Paulo, SP

O Corinthians ficou no empate sem gols com o Bahia, em Salvador, na tarde deste domingo. O resultado deixou o Timão com cinco pontos, ainda invicto como visitante no Campeonato Brasileiro.

Após a partida, Sylvinho foi questionado sobre o posicionamento de Fagner, que atuou mais preso na defesa na primeira etapa e se soltou no segundo tempo para ser opção no ataque.

"O Fagner tem amplas condições de ir ao ataque, óbvio que o adversário sabe, nós sabemos, vocês sabem. O Atlético-GO, por exemplo, jogou com dois laterais esquerdos, porque sabe que o Fagner é uma ameaça", comentou.

"No segundo tempo, os links foram bons e ele conseguiu encontrar mais espaço. É uma questão de resistência. Você vai indo, quebrando a resistência do time adversário, o jogo vai diminuindo intensidade, cansaço vai vindo e você vai encontrando mais espaço. É isso que aconteceu na segunda parte hoje. Nós vamos continuar usando o Fagner na parte defensiva, como sempre, e na parte ofensiva o máximo que pudermos, porque ele tem para dar", completou.

Mas, quem ganhou elogios do treinador foi Vitinho, que entrou na etapa final na vaga de Roni e deu alternativa ao time, principalmente na criação de jogadas.

"Hoje, descobrimos o Vitinho. Já conversei com o atleta, já vi treinos, a gente tinha intenção em usar aqui, boa performance, jogando entre linhas, já como meia, chegando, chutando, enfim. Ainda são jovens, mas vamos fazer de tudo para que eles ganhem minutos, joguem, e nós vamos acertando também".

O Corinthians, agora, volta a campo na quinta-feira, quando enfrentará o Sport Recife, na Neo Química Arena, às 19 horas.



Leia toda a entrevista coletiva de Sylvinho:


Sequência para Jô
"Nós perdemos dois atletas importantes. O Gustavo, lamentavelmente, e também por lesão, o Luan. O Jô teve uma semana que não esteve conosco, mas construiu bem os treinamentos dessa semana, chegou bem para o jogo, reduzimos a área de atuação dele, fez muitas retenções para a gente, algumas bolas aéreas ele conseguiu ganhar. Um atleta que está performando pouco a pouco. Vamos ver as situações que vamos ter com outros atletas para trabalhar para o próximo jogo".

Fagner mais preso no 1T e mais solto no 2T
"Nunca parte do próprio atleta. O atleta empresta qualidades. Vamos por partes. O Fagner é um atleta excepcional. Eu tive a felicidade de participar da convocação dele para a Copa do Mundo e outros jogos de Eliminatórias. Conheço bem ele. Se aperfeiçoou muito. A maior habilidade que o Fagner conseguiu desenvolver para ser esse Fagner que vocês estão vendo foi a parte defensiva. Isso não sou eu que declaro. Quem declara é o atleta, em gratidão a um, dois, três profissionais que ele passou a trabalhar, e ele diz: eu virei um lateral.

O Fagner tem amplas condições de ir ao ataque, óbvio que o adversário sabe, nós sabemos, vocês sabem. O Atlético-GO, por exemplo, jogou com dois laterais esquerdos, porque sabe que o Fagner é uma ameaça.
No segundo tempo, os links foram bons e ele conseguiu encontrar mais espaço. É uma questão de resistência. Você vai indo, quebrando a resistência do time adversário, o jogo vai diminuindo intensidade, cansaço vai vindo e você vai encontrando mais espaço. É isso que aconteceu na segunda parte hoje.

Nós vamos continuar usando o Fagner na parte defensiva, como sempre, e na parte ofensiva o máximo que pudermos, porque ele tem para dar".

Trio de volantes
"A gente vai buscando melhores escalações, melhorar o time, sustentar parte de meio campo, o Cantillo tem muita qualidade, quase um meia, não joga avançado, mas é um grande organizador, que bem sustentado por Gabriel e Roni, gostei do Vitinho hoje. Tão pouco tempo, temos de buscar alternativas, esses atletas não vão conseguir jogar o tempo todo, e hoje descobrimos o Vitinho, já conversei com o atleta, já vi treinos, a gente tinha intenção em usar aqui, boa performance, jogando entre linhas, já como meia, chegando, chutando, enfim. Ainda são jovens, mas vamos fazer de tudo para que eles ganhem minutos, joguem e nós vamos acertando também".

Ramiro de saída
"Um atleta, pronto, uma carreira, uma construção grande, faz parte do dia a dia, não há necessidade nenhuma de uma conversa. Tendo as oportunidades, vai jogar. Por fora, como ele fez, que para mim é a função dele, mas é um atleta que pode jogar nesse tripé também, por dentro".

Motivo de Ramiro em vez de Adson
Na verdade, estamos falando de dois atletas com características bem diferentes, em momentos muito diferentes. Acabei de comentar, o Ramiro tem uma construção de carreira, já formado, e o Adson é um jovem talento, que está em processo de maturação. São processos muito diferentes e características muito diferentes. É dessa maneira que queremos trabalhar, não só nessa função".

Lado esquerdo da defesa
"O time sofreu um pouco por aquele lado, mas não é uma questão de fragilidade nossa do lado esquerdo. É mais porque os adversários, por coincidência, têm sido muito forte por aquele lado. Canhotos, pé contrário, tivemos o Arthur, o adversário tem nos colocado dificuldades. Estamos nesse processo, o Mateus (Vital), que está maturando também, é um jovem atleta, com muita condição, tem esse entendimento hoje, é precisa fazê-la, os grandes atletas do mundo fazem. Esse equilíbrio também estamos buscando, para que ele também dê profundidade, faça esse um contra um, e de infiltração para o gol. Estamos trabalhando nessa linha".

Estratégia mantida contra equipes recuadas
"Isso, na verdade, é um cenário mundial. Quando você encontra um adversário que te pressiona menos, baixa suas linhas, vai jogar ali num 4-5-1, ou 5-4-1, enfim, não importa, você tem menos espaço. O que nós buscamos fazer: inversões de bola com o Cantillo. Conseguimos duas delas hoje, inclusive, quase nos geraram gol, e conseguir infiltrações dos nossos meias, que seja Gabriel, Roni, e quem fez isso muito bem no jogo, no segundo tempo, foi Vitinho. São alternativas que nós vamos buscando para poder suprir. É um cenário mundial. Quando tem uma barreira do lado contrário, em 35, 40 metros de campo, 11 atletas que são plantados ali, dificulta para o Corinthians e para outros clubes também, e temos de buscar soluções para romper isso".

Tabela e pontuação
"Nossa maior preocupação hoje é construir o trabalho, apressar etapas, estamos tendo resposta de jovens, atletas sendo elogiados, dentro da estratégia, é um campeonato muito equilibrado, muito disputado. Acredito que até a 12ª rodada, vamos estar vivendo esse momento de muita motivação de todos, times completos, ainda não chegaram momentos de três amarelos, lesões que vão ocorrendo, é um campeonato muito difícil, disputado, e estamos pensando a cada etapa".

Conteúdo Patrocinado