Plataforma gratuita da Fifa insere filme sobre a Democracia Corinthiana no catálogo - Gazeta Esportiva
Gazeta Esportiva

Plataforma gratuita da Fifa insere filme sobre a Democracia Corinthiana no catálogo

São Paulo, SP

Publicação 07/07/22 | 15:23

A Fifa+, plataforma gratuita de streaming da Fifa, divulgou, nesta quinta-feira, a inclusão do documentário "Democracia em preto e branco", de 2014, do diretor Pedro Asbeg, em seu catálogo. A obra conta como a Democracia Corinthiana de Wladimir, Sócrates e Casagrande ajudou a mudar o cenário político do Brasil na década de 80.

Naqueles anos, em continuidade do regime ditatorial que começou em 1964, o elenco do Corinthians protagonizou o histórico movimento que fez modificou o futebol, mas também fora das quatro linhas.

Em 1982, Waldemar Pires foi eleito presidente do Corinthians e passou a dialogar com os jogadores do profissional, entre eles os já citados Wladimir, Sócrates e Casagrande, lideranças politizadas do plantel que ganharam espaço como vozes do grupo.


A Democracia Corinthiana permitiu que os jogadores ganhassem o direito de escolher, por voto, coisas como horário dos treinos e detalhes da concentração, decisões que tradicionalmente são tomadas por diretoria e comissão técnica.

Além disso, a influência passou para fora dessas decisões, com estampas de cunho político em suas camisas, como "Diretas Já", em uma época em que movimentos sociais se articulavam para lutar pela volta da democracia ao Brasil.


A Democracia Corinthiana durou alguns anos e começou a perder força em 1984, quando Casagrande foi para o São Paulo e Sócrates se transferiu para a Fiorentina.

Naquela década, que entrou para a história do clube, o Timão venceu o Paulista três vezes (982, 1983 e 1988) e, em 1990, venceu o Campeonato Brasileiro pela primeira vez em sua história.

Para assistir ao documentário "Democracia em preto e branco", basta acessar a plataforma Fifa+ gratuitamente.


Deixe seu comentário