Luan cresce de produtividade em novo esquema tático de Mancini no Corinthians - Gazeta Esportiva
Luan cresce de produtividade em novo esquema tático de Mancini no Corinthians

Luan cresce de produtividade em novo esquema tático de Mancini no Corinthians

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/05/2021 às 06:00 • Atualizado: 08/05/2021 às 23:46

São Paulo, SP

Depois de um frustrante ano de 2020, o meia Luan parece enfim ter se reencontrado com o bom futebol. E essa evolução pode ser explicada, principalmente, pela mudança tática do Corinthians.

Nos últimos dois jogos, o técnico Vagner Mancini optou por montar o Timão no esquema 3-4-1-2, ou seja, com três zagueiros e os laterais atuando como alas, com mais liberdade para apoiar o ataque.

Dessa forma, Luan acabou ganhando mais liberdade no meio de campo. Protegido por dois volantes, o camisa 7 vêm encontrando mais espaço nos últimos embates, já que a marcação adversária fica mais espaçada em campo devido ao apoio dos alas nas extremidades, e isso facilita o seu estilo de jogo, de posse de bola e chegada na área.



Além disso, o meia não precisa mais ir buscar a bola nos pés dos zagueiros neste esquema. Ele fica posicionado nas costas dos atacantes rivais e na frente dos volantes, na chamada "entrelinha". Ao receber a bola, ele conta com a ajuda dos laterais e dos atacantes para tabelar e criar chances reais de gol.

O próprio jogador, inclusive, destacou que está se sentindo mais a vontade nessa nova formação.

"Eu não jogo só em uma posição. Acho que consigo fazer outras posições na frente, me movimentar bastante. Com três (zagueiros) facilitou um pouco a minha movimentação, a gente abre mais espaço ali na frente. Estou confiante, voltando a minha confiança", disse.

Nos últimos dois jogos, Luan marcou três gols, sendo um contra o São Paulo, pelo Paulistão, e dois contra o Sport Huancayo, pela Sul-Americana.



E a tendência é que Mancini siga apostado no esquema tático com três zagueiros. Após a vitória de 3 a 0 sobre o Huancayo, o comandante destacou que gostou da mudança.

"A equipe deu uma resposta muito significativa hoje e contra o São Paulo. Diante do momento, temos que usar esse esquema. Não quer dizer que em algum momento não podemos usar uma linha com quatro defensores, mas neste momento é significativo para a equipe jogar melhor. Essa mudança foi importante no aspecto tático, deu uma conotação diferente. O time ficou mais agressivo. Isso requer ajustes para melhorarmos a cada jogo. Mas o Corinthians definitivamente encontrou uma maneira mais eficaz de jogar", comentou.

O Corinthians volta a campo agora no próximo domingo, diante do Novorizontino, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. A equipe não terá vários titulares, poupados por conta da maratona de jogos.

Conteúdo Patrocinado