Há 64 anos, Corinthians vencia São Paulo e se classificava para final que nunca aconteceu - Gazeta Esportiva
Há 64 anos, Corinthians vencia São Paulo e se classificava para final que nunca aconteceu

Há 64 anos, Corinthians vencia São Paulo e se classificava para final que nunca aconteceu

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/07/2020 às 07:00

São Paulo, SP

O Corinthians ficou perto de vencer seu primeiro torneio sul-americano em 1956, quatro anos antes da primeira edição da Copa Libertadores. Há exatos 64 anos, o Alvinegro derrotou o São Paulo por 2 a 0 e se classificou para a final da Copa do Atlântico, mas a decisão nunca aconteceu.

O torneio reuniu times do Brasil, Argentina e Uruguai e foi disputado em confrontos únicos. O Timão eliminou o Danubio-URU nas oitavas de final e o Santos nas quartas.

Corinthians e São Paulo em 1956 (Foto: Acervo/Gazeta Press)


Nas semifinais, o time de Oswaldo Brandão enfrentou o São Paulo no dia 7 de julho, no Pacaembu, e venceu por 2 a 0, com gols de Zezé e Cláudio no início do segundo tempo. Ao mesmo tempo, o Boca Juniors derrotou o Lanús pelo mesmo placar e também garantiu vaga na final.

Não existem, porém, registros confiáveis que confirmem que a decisão entre Corinthians e Boca tenha sido jogada. Em seu site oficial, o Timão menciona o torneio em sua galeria de títulos, sem dar mais detalhes da conquista.

Mais de meio século depois depois, em 2012, o Corinthians enfrentou o Boca Juniors pela decisão da Libertadores. Esses jogos sim aconteceram e o Alvinegro se sagrou campeão, após empate por 0 a 0 em La Bombonera e vitória por 2 a 0 no Pacaembu.

Conteúdo Patrocinado