Corinthians lança projeto musical e espera se aproximar do torcedor não só pelo futebol - Gazeta Esportiva
Corinthians lança projeto musical e espera se aproximar do torcedor não só pelo futebol

Corinthians lança projeto musical e espera se aproximar do torcedor não só pelo futebol

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/03/2021 às 15:50 • Atualizado: 10/03/2021 às 16:18

São Paulo, SP

O Corinthians anunciou na tarde desta quarta-feira um projeto musical que terá como pontapé inicial o lançamento da faixa "Tropa do Corinthians", agendado para acontecer nesta quinta-feira nas plataformas digitais.

O clube pretende criar uma relação mais próxima com seus torcedores e esse estreitamento não ficará restrito ao futebol. Em breve, artistas de outros gêneros musicais serão convidados. Nas redes sociais, o Corinthians garante já ter começado a sentir este reflexo.


Veja, abaixo, o texto oficial da campanha:


O Sport Club Corinthians Paulista é uma paixão que arrasta mais de 30 milhões de torcedores e inúmeras identidades. Através do futebol, o Time do Povo sempre teve a disposição de dialogar com todas elas. Por isso, o desafio de estabelecer conexões em outras linguagens, ritmos e gerações nos soa como mais do que uma missão. É uma obrigação.

Dessa forma, o clube tem o prazer de anunciar uma iniciativa de projetos musicais, a partir da faixa "Tropa do Corinthians", a ser lançada nesta quinta (11). Inspirada em realizações de marketing já vistas em clubes e ligas no mundo, a proposta reforça a nova obsessão do clube: pôr o torcedor no centro do ecossistema, desta vez estabelecendo uma conversa com fãs de diversos ritmos através de constante produção temática. Em breve, artistas de outros gêneros musicais serão convidados a criar mais faixas e clipes chancelados pelo clube, que pretende ouvir também a torcida para os próximos projetos.

A proposta de “Tropa do Corinthians” é cantar a torcida, homenagear essa gente que batalha, disputa e vence diariamente numa metrópole que é competição no modo very hard. Da gravata nas avenidas ao corre nas marginais, todo mundo que bota o pé na rua em busca do sustento na selva de SP é um competidor que merece aplausos. Se o Corinthians hoje é bicampeão do Mundo, campeão da Libertadores, hepta nacional e dono de 30 Paulistas, também é por ter sido criado na cidade que dorme de olho aberto.

O convite aos artistas da novíssima geração do trap é justamente para que esse tributo aconteça num idioma urbano, atual e paulistano. Usina de revelações do gênero no país, a cena da cidade conta com inúmeros talentos, dos quais oito especialistas foram chamados para esta parceria.




Quem participa?

Fleezus, Kuririn, Bone, Onnika, Dfideliz, Veigh e Jé Santiago, que rimam sobre os beats de Lucas Spike. Mixagem e masterização ficaram a cargo de Glenn e JayKay, e o clipe é dirigido por Jef Delgado.

Onde posso ver o clipe e ouvir a faixa?

A faixa estará disponível em forma de clipe na Corinthians TV já nesta quinta (11), às 20h, e já pode ser pré-salva no Spotify. A partir da 0h de sexta, ela poderá ser ouvida nas principais plataformas de streaming de áudio.

Por que o Corinthians decidiu lançar uma faixa e um clipe?

O maior compromisso desta gestão é colocar o torcedor no centro do ecossistema corinthiano. Parte deste processo é reconhecer a diversidade de nossa enorme torcida, e muito disso se traduz melhor pela música. Talvez a melhor pergunta fosse: "por que o Corinthians não decidiu lançar antes?" Vivemos na era do conteúdo, e a coisa mais fácil do mundo é você encontrar jovem com um tênis fashion, um celular moderno e um fone nos ouvidos. Todo mundo está consumindo conteúdo em vídeo e em áudio, o tempo todo. Esse jovem continua torcendo por um time de futebol, mas ele tem outras características que o diferenciam do torcedor de décadas passadas. Ele consome o futebol de outras maneiras. Nossa missão é ir ao encontro desse torcedor, para além do jogo de 90 minutos, a fim de que o clube faça parte da vida dele o maior tempo possível.

E a música faz parte da vida do Corinthians. O nosso hino surge de uma marchinha de carnaval nos anos 1950 que varreu São Paulo. A Democracia Corinthiana foi embalada por muito rock e MPB. Mapeando esse comportamento, o clube entendeu que o ponto de partida era o hip hop e, mais precisamente, o trap. Outros projetos semelhantes, mas com diferentes gêneros musicais seguirão.

Por que começar com hip hop/trap?

Porque são gêneros que têm tudo a ver com ser muito jovem, ser corinthiano, ser paulistano, fora que tem muito a ver com o nosso público maciço na Zona Leste. São artistas de 20 e poucos anos, que já são ícones em sua geração e que já estão num diálogo com seu público que qualquer executivo de televisão invejaria, através de canais de streaming e redes sociais.

Qual é o papel do clube nesse projeto?

Primeiro é estimular os artistas a estarem junto do clube, a produzir conteúdo junto do clube, e propor o tema: no caso, uma homenagem ao torcedor da capital de SP. É um modelo inspirado no projeto que o Jay-Z fez para a NFL: o futebol americano, que já tinha o show do intervalo do Super Bowl, ganhou uma produção paralela, com artistas influentes construindo músicas, playlists e clipes que cruzam esse modo de vida urbano com o mundo do futebol. Por meio desse cross, queremos que a bandeira alvinegra permaneça sempre no radar desses garotos.

O clube pagou a esses artistas?

Como o clube vive um período de máxima austeridade, é importante esclarecer que nenhum dos talentos envolvidos recebeu qualquer centavo do clube. Artistas e produtores do vídeo são todos sócios do clube no sucesso que a faixa venha a obter. Definimos percentuais nas plataformas monetizáveis de streaming e garantimos os direitos de exploração de licenciamento ao clube. De peito aberto, os artistas toparam esse ganha-ganha e entraram de cabeça, por amor ao Corinthians e fé na arte.

Como os artistas foram escolhidos?

Primeiro contactamos artistas que já tinham algum passado de trabalhos com o Corinthians, como o Fleezus. Demos aos artistas bastante liberdade para escolher com quem trabalhar, porque essa liberdade era importante para a espontaneidade do resultado final. Eles foram indicando uns aos outros e aí chegamos na Tropa atual. Nos projetos futuros, queremos que a torcida também participe dessa escolha, provavelmente pelo Fiel Torcedor.

Embora seja corinthiano, um dos artistas tem um passado como torcedor de outro clube. Isso foi questionado?

Sim. Quando o nome do Dfideliz foi sugerido pelos próprios artistas ao clube, já existia a ressalva de que ele decidiu publicamente torcer pelo Corinthians em 2018. O clube verificou que, de lá pra cá, ele realmente aparece em fotos e redes sociais com a camisa do Corinthians, o que confirma que ele é corinthiano e frequentador da Neo Química Arena. Perguntamos aos artistas se eles estavam confortáveis com isso, e houve apoio unânime à permanência dele no projeto.

Para o Corinthians, isso não é surpresa: primeiro, sabemos do poder que o Corinthians exerce, da força que o clube tem para converter novos fiéis. Milhares de pessoas se tornam corinthianas quando entram no estádio com os amigos e entendem a força da paixão, da experiência alvinegra. Segundo, porque até no futebol feminino a gente vê o frequente fenômeno de torcedores de outros clubes que decidem apoiar o Corinthians Feminino. E terceiro, porque JAMAIS convidaríamos um torcedor declarado de outro clube para um projeto de identidade com a torcida.

O que o Corinthians espera da repercussão do projeto?

Nos primeiros dias de divulgação, iniciada no domingo, já houve um crescimento notável no número de inscritos da Corinthians TV (YouTube), e isso é para se comemorar. Estamos confiantes no sucesso da faixa, abertos para ver a repercussão e achamos natural que uma inovação traga algumas críticas no seu começo: que falta algum artista, que alguém merecia mais, essas coisas compreensíveis. O importante é que todos vejam "Tropa do Corinthians" como um passo inicial, num caminho em que outros que virão. Sabemos que há outros artistas, que a torcida quer ver alguns nomes, e há muitos nomes que o Corinthians já monitora. A cada sucesso, reafirmaremos a ideia de trazer o melhor para o Corinthians no século 21: engajamento, presença na vida dos nossos torcedores mais jovens e novas receitas.


Conteúdo Patrocinado