Corinthians lança campanha de conscientização para doação de órgãos - Gazeta Esportiva
Corinthians lança campanha de conscientização para doação de órgãos

Corinthians lança campanha de conscientização para doação de órgãos

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/09/2022 às 15:39

São Paulo, SP

O Corinthians, em parceria com o projeto Juntos, lançou nesta terça-feira, 27 de setembro, no dia Nacional da Doação de Órgãos, a campanha #juntoscorinthians, com a finalidade de lembrar a população sobre o tema. A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) apoia a ação.

"É importante falar do tema da doação de órgãos que, muitas vezes, ainda é tratado como tabu. A gente precisa vestir essa camisa e trazer a causa para discussão pública”, afirmou Bruno Saike, idealizador do Projeto Juntos.

Em suas redes sociais, o Timão divulgou um vídeo de lançamento da ação com a torcedora Irani, de 36 anos. Aos 27 anos, ela descobriu uma hepatite autoimune e precisou passar por um transplante de fígado. A doença ainda não tem cura e as causas ainda não foram descobertas.

"Sou corintiana e saber que o Corinthians, uma das maiores torcidas do Brasil, está
conosco nesta importante causa nos sensibiliza e toca as pessoas, para que muitas outras
também possam participar", falou.



Irani também lembrou à população que, para ser doador de órgãos, basta avisar as pessoas mais próximas desse desejo. "Para se tornar doador de órgãos, basta o diálogo".

Os números, porém, merecem atenção. Segundo pesquisa da ABTO, o número de doadores de órgãos em 2021 foi 4,5% menor do que em 2020. Além disso, a taxa de doadores efetivos por milhão de pessoas da população caiu de 15,8, registrado em 2020, para 15,1, no ano passado.

Nos últimos dois anos, a queda no Brasil no número de doadores foi de 26%. No mundo, a redução foi de 16%. Se em 2020, o valor total de doadores foi de 3.330, no ano passado foram 123 pessoas a menos, totalizando 3.207 doadores. A queda, segundo a Associação, foi causada pela pandemia, principalmente.

Contudo, para Saike, a saída para o problema está justamente em ações de conscientização, como esta realizada em parceria com o Corinthians.

"O cenário pós-pandêmico exige que nos unamos ainda mais para alertar as pessoas a respeito da importância de se doar órgãos e para recuperarmos o ritmo anterior a 2020", finalizou.




Conteúdo Patrocinado