Gazeta Esportiva

Corinthians já tem calendário do primeiro semestre de 2023 definido

(Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

2023 mal começou e o torcedor do Corinthians quer saber: quando será o próximo jogo do Timão?

O último compromisso da equipe foi em 13 de novembro do ano passado, na derrota para o Atlético-MG, na última rodada do Campeonato Brasileiro, em Itaquera. Foi, também, a despedida do técnico Vítor Pereira.

Copinha

O ano começa com a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e o Timãozinho entra em campo já nesta terça-feira, dia 3 de janeiro, às 21h45 (de Brasília), contra o Zumbi, de Alagoas.

Os outros jogos da primeira fase serão nos dias 6 e 9, contra Fast Club, do Amazonas, e Ferroviária, respectivamente, no mesmo horário.

O Corinthians está no grupo 12, com sede em Araraquara. A final, como sempre, está marcada para o dia 25 de janeiro, no aniversário de São Paulo.

Campeonato Paulista

Já a equipe profissional fará sua estreia no Campeonato Paulista no dia 15, às 16h (de Brasília), contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista. Já o primeiro jogo em casa na temporada 2023 será três dias depois, diante do Água Santa, às 19h30 (de Brasília).

Com três clássicos na fase de grupos, dois deles serão fora da Neo Química Arena, contra São Paulo (em 29/01) e Santos (26/02). O Derby contra o Palmeiras acontecerá no dia 16 de fevereiro, diante da torcida 100% alvinegra.

O último compromisso da fase de grupos está marcado para acontecer em 3 de março, contra o Santo André. Depois disso, acontecem as fases de quartas e semis, marcadas para 12 de 19 março, respectivamente. Já as finais, em sistema de ida e volta, serão nos dias 2 e 9 de abril.

Libertadores

Já a Libertadores, torneio que o Alvinegro se despediu nas quartas de final no ano passado, tem início marcado para 8 de fevereiro. No entanto, essa é a fase prévia, enquanto o Corinthians está classificado para a fase de grupos.

O sorteio desta etapa acontecerá no dia 22 de março, sendo que a fase de grupos, propriamente dita, acontecerá entre 5 de abril e 28 de junho. O sorteio das oitavas será em 5 de julho.

No ano passado, o Alvinegro fez sua estreia na competição sul-americana com derrota para o Always Ready, da Bolívia, no dia 5 de abril.

Campeonato Brasileiro

De acordo com o calendário de competições divulgado pela CBF, o Campeonato Brasileiro terá início no dia 16 de abril, com término previsto para 3 de dezembro, após 38 rodadas.

Em 2022, o Corinthians fez sua estreia no Brasileirão em vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo, fora de casa, no dia 10 de abril.

Copa do Brasil

Atual vice-campeão, o Timão entrará na terceira fase da Copa do Brasil, assim como aconteceu em 2022, por estar classificado na Libertadores. O primeiro jogo do clube na terceira fase aconteceu em 20 de abril, contra a Portuguesa-RJ.

A primeira fase de 2023 está marcada para começar no dia 22 de fevereiro, sendo que o término da competição é previsto para setembro, já no segundo semestre.

Futebol feminino

A CBF também já publicou o calendário do futebol feminino para este ano. O primeiro compromisso das Brabas será a Supercopa, entre os dias 5 e 12 de fevereiro.

O Brasileirão feminino começa logo depois, em 26 de fevereiro, e está previsto para até 17 de setembro. Já o Brasileiro Sub-20 acontece entre 8 de março e 21 de junho.

Em 2023, haverá a Copa do Mundo feminina da Fifa, a ser disputada entre 20 de julho e 20 de agosto na Austrália e na Nova Zelândia. Haverá paralisação do calendário durante a competição, assim como em outras Datas Fifa.

Ainda, vale lembrar que o calendário das corintianas segue no segundo semestre, com o Brasileirão sub-17 (4 e 25 de novembro), Libertadores (entre 5 e 21 de outubro) e o Paulista (de setembro a dezembro).

Base masculina

O Departamento de Competições da CBF promoveu algumas mudanças consideráveis no calendário de 2023 das categorias de base do futebol masculino, como a extinção de três torneios (Brasileiro de Aspirantes e as Supercopas do Brasil sub-20 e sub-17). Por outro lado, a novidade positiva é a criação do Campeonato Brasileiro sub-15.

No primeiro semestre, portanto, os Filhos do Terrão disputarão o Campeonato Brasileiro sub-20 (de 1º de março a 12 de agosto), o Brasileiro sub-15 (4 de março a 27 de julho) e a Copa do Brasil sub-17 (8 de março a 19 de junho).

Exit mobile version